InícioColunistasImpressõesA promessa do lixo verde (ainda) não cumprida

A promessa do lixo verde (ainda) não cumprida

Tempo de leitura: < 1 minuto

Postada no dia 23/03.

Recebemos uma mensagem hoje cedo aqui na redação do Jornal Integração que, sinceramente, me fez parar para pensar: ué, mas não tinham resolvido isso? Seu João, morador da Vila do Cedro, nos escreveu (relembrando) que foi anunciado que a Prefeitura tinha contratado uma empresa para recolher o tal do lixo verde (restos de poda, galhos, etc.), e que o serviço começaria dia 10 de abril, inclusive, nas terças-feiras seria a vez da Vila do Cedro. Só que o lixo continua lá, amontoado, firme e forte, segundo ele.

Aí fica a dúvida: será que tem que ligar para alguém? E a resposta é sim. Tem que avisar o setor responsável pela coleta de resíduos para ajudar a identificar os pontos onde a demanda está. O número é o seguinte: (54) 99119.6412. Pelo que apuramos, a demanda está tão grande que a empresa simplesmente não consegue passar em todas as ruas de todos os bairros no dia previsto. Está tentando, mas não tá dando conta.

Para ajudar a galera a se organizar, aqui vai o roteiro completo da coleta de resíduos verdes:

SEGUNDA-FEIRA: Alpes Verdes, Santa Teresinha, Centro, Bairro Serrano

TERÇA-FEIRA: Vila do Cedro, Leodoro Azevedo, Maggi, Luiza, Suzana

QUARTA-FEIRA: Palace Hotel, Loteamento Central, Sesi, Eugênio, Pinheiros, Suíça

QUINTA-FEIRA: Boeira, Celulose, Bom Jesus, São Luiz, Ulisses de Abreu, São José, Santa Marta, Dante, Hortênsias, Laje de Pedra

SEXTA-FEIRA: Saiqui, Jardim das Fontes, Distrito Industrial, São Rafael, Canelinha, São Lucas, Mariana

Fica a dica: se o matagal está se acumulando aí na frente de casa, liga e avisa.

Paz sequestrada no Parque do Lago

E se o lixo verde não está indo embora, o barulho no Parque do Lago está chegando com tudo. Na sessão de ontem, terça-feira (22), da Câmara de Vereadores de Canela, quem usou a tribuna do povo foi a moradora Ana Silva, que fez uma denúncia que escancarou um problema muito grave.  Segundo ela, a coisa anda tão fora de controle por lá, que a neta de 9 anos teve que dormir em outro bairro para conseguir descansar. O barulho das festas (ou “algazarras”, como ela mesma disse) vai até altas horas, sem que ninguém coloque ordem. Para piorar, parece que depois das reclamações, os “festeiros” resolveram partir para o deboche e criaram até musiquinha em retaliação.

Gente, isso é sério demais. Estamos falando do mínimo que qualquer cidadão merece: paz para dormir na própria casa. E, sinceramente, dá para apostar que a dona Ana não é a única sofrendo com isso. Só que ela teve coragem de ir lá e falar. E alguém tem que escutar.

“Centro de Canela está morrendo”

Outro que soltou o verbo foi o vereador Rodrigo Rodrigues (PDT), que afirmou que o Centro de Canela está morrendo por causa da presença do comércio irregular, promovido por indígenas, e dos vendedores de cotas. Segundo ele, isso espanta os turistas. E olha… por mais polêmica que essa fala possa ser, tem um ponto ali que merece atenção.

Rodrigues disse que o Centro “está morrendo”. Eu vou além: para mim, já morreu faz tempo. Tá vegetando.

E falando em comércio irregular, cadê o resultado da reunião entre os caciques, a Funai e a Prefeitura? A gente escutou que rolou esse encontro, mas até agora: silêncio. Será que não houve acordo? Será que não interessa divulgar? Mistério.

A paciência tá acabando?

A fala mais simbólica da noite talvez tenha vindo do vereador Cabo Antônio (MDB). Ele revelou ontem que daria 180 dias para o novo governo antes de começar a criticar? Pois é… parece que não aguentou. Já começou a cobrar, principalmente sobre a falta de médicos no Hospital de Caridade.

E vamos combinar: não dá para culpar ele. Tem promessa sendo descumprida, gente esperando atendimento e a paciência dos vereadores – e da população – tá chegando no osso.

Outro desabafo importante veio do presidente da Câmara, Felipe Caputo (PSDB). Ele revelou que diretoras desistiram de levar seus alunos para participar da Olimpec porque isso geraria falta de professores em suas escolas. Parece que a coisa tá feia. E olha que o Caputo é do partido do prefeito, hein. Não sou eu que tô falando, é o presidente da Câmara.

A volta da Carlinha

Para fechar com uma notícia política: Carla Reis tá de volta! Ela assumiu temporariamente a cadeira do vereador Leandro Gralha (MDB), que tá com problemas de saúde. Carla é ex-secretária de Turismo, teve 422 votos na eleição e é a segunda suplente do MDB. Na sessão, disse que estava com saudade de estar ali. Pois bem, agora está de volta à ativa. Boa sorte para ela – e que aproveite esse tempo pra fazer a diferença.

A tal da lua de mel… já acabou?

Fica a pergunta que está no ar em cada esquina, em cada post, em cada mesa de bar: será que a lua de mel da comunidade com o novo governo está acabando?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...
error: Conteúdo protegido