GRAMADO – A Sociedade Recreio Gramadense (SRG) é um dos clubes sociais mais antigos do município e também um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Hoje, terça-feira (15), a instituição celebra seus 110 anos de história. Para marcar a data, a Câmara Municipal dedicou um espaço especial durante a sessão ordinária de segunda-feira (14), reconhecendo a relevância cultural, histórica e social do clube para a cidade.
Gabriela Michaelsen, atual presidente da Sociedade Recreio Gramadense, foi a oradora da tribuna. Em sua fala, ela apresentou um panorama da história do clube e comentou sobre a festa comemorativa realizada no sábado (12). Gabriela emocionou-se ao lembrar de uma conversa que teve com Iraci Casagrande. “Ela me disse: ‘Tu és bisneta do Lied, o primeiro presidente deste clube”, disse.
Com isso, Gabriela resgatou as origens da Recreio. “Quem idealizou o clube para trazer a Gramado os eventos, as boas maneiras e a sociabilidade foi Oswaldina Panitz Lied, minha bisavó e esposa de João Leopoldo Lied. Com esse propósito de criar um espaço de convivência, cultura e lazer, no dia 15 de abril de 1915 foi fundada a Sociedade Recreio Gramadense, já com sua primeira diretoria formada e com estatutos redigidos em alemão e português. Passados 110 anos, o clube segue sendo parte fundamental da história de Gramado”, destacou Gabriela.
Ela também relembrou eventos marcantes e a trajetória de lideranças que passaram pela presidência. “Carnavais, jogos de bolão, carteado, partidas na quadra de esportes, bailes como o do suéter, debutantes e muitos outros eventos sociais marcaram gerações. Já são 44 presidentes até hoje — e tenho a honra de ser a primeira mulher a presidir o clube desde 2023, estando agora no meu segundo mandato”, enfatizou.
Gabriela ainda reforçou a importância da Recreio para a comunidade e comentou sobre a celebração do aniversário da entidade. “A Sociedade Recreio Gramadense é muito mais do que um espaço de confraternização. É um símbolo de união, lazer e história para a nossa cidade. Foi um baile lindo, com a presença de ex-presidentes, representantes e da comunidade gramadense. Muito emocionante ver gerações reunidas e saudosas por uma noite tão especial. Um evento inesquecível que celebrou com carinho os 110 anos da Recreio. Parabéns! Viva a Recreio! Viva Gramado!”, finalizou.