REGIÃO – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá início na próxima segunda-feira (7), com o objetivo de imunizar 90% dos grupos prioritários, entre eles crianças de seis meses a menores de seis anos. Para reforçar a importância da prevenção, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) orienta pais e responsáveis sobre os benefícios da vacina, combatendo informações equivocadas e incentivando a adesão à campanha.
A imunização reduz significativamente os casos graves da doença, que podem evoluir para complicações como pneumonia e hospitalização. De acordo com o médico pediatra da SPRS, Juarez Cunha, a gripe pode parecer um problema comum, mas seus efeitos podem ser severos, especialmente entre crianças pequenas.
“O vírus influenza está entre os principais causadores de infecções respiratórias em todas as faixas etárias, sendo particularmente perigoso para crianças, devido à maior vulnerabilidade. Assim como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, elas apresentam maior risco de complicações, como pneumonia, otite e sinusite. A vacinação é essencial para reduzir a incidência da gripe, tornando os casos mais leves e prevenindo desdobramentos graves, além de diminuir a necessidade de antibióticos e atendimentos médicos. Por isso, a imunização é recomendada pelo Ministério da Saúde, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela SPRS”, afirma.
Apesar da segurança comprovada, ainda persistem mitos que dificultam a adesão. Um dos equívocos mais comuns é a crença de que a vacina pode causar a gripe, o que não procede, já que o imunizante é produzido com vírus inativados, sem capacidade de transmissão.
“Esse é um dos principais mitos sobre a vacina contra a gripe. No entanto, a infecção pela influenza não pode ser causada pela imunização, pois a vacina contém apenas vírus inativados. Como qualquer imunizante, ela pode gerar eventos adversos, mas, na maioria das vezes, são reações leves e locais, como dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação — na coxa, para crianças menores de dois anos, e no braço, a partir dessa idade. Em alguns casos, pode ocorrer febre leve nas primeiras 24 a 48 horas, mas esse tipo de reação é incomum”, destaca Juarez.
CANELA – A Secretaria de Saúde realizará a Campanha de Vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Conforme a enfermeira Magali Cavinato, a partir deste ano, a vacina da gripe faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos e 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade).
A Secretaria de Saúde enfatiza que a aplicação da vacina contra a gripe deve ser realizada o mais breve possível pois, para alcançar a eficácia necessária, leva em torno de 15 a 20 dias após a aplicação da mesma. “A vacina não pode ser aplicada em caso de febre, quadro gripal ou alergia a algum componente da vacina. Reiteramos a importância da vacinação para todos dos grupos elencados”, informa a enfermeira.
DIA D VACINAÇÃO
O Dia D da vacinação será realizado no dia 10 de maio, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h, em todas as Unidades Básicas do município. Para realizar a imunização será necessário apresentar carteira de vacinação para crianças com o cartão SUS ou CPF. Para os demais grupos somente o cartão SUS ou CPF. O horário de atendimento nos postos para a vacinação é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.

GRAMADO – Secretaria da Saúde, informa que a partir de segunda-feira (7), a vacina contra a gripe estará disponível em todas as salas de vacinação do município. “A imunização é uma das ferramentas mais eficazes na proteção da saúde pública e a prevenção é o melhor caminho para evitarmos complicações relacionadas a gripe”, destaca o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.
Confira os locais e horários para vacinação:
– UBS Floresta: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, sem fechar ao meio-dia;
– ESF Várzeas Grande: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h;
– UBS Centro: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45, sem fechar ao meio-dia;
– UBS CAIC: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30;
– ESF Pórtico: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h30;
– UBS Carniel: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30
