Olha, se tem algo que deu uma animada nesse final de semana, foi o movimento que tomou conta da região. Coincidência ou pura competência, as decorações de Páscoa já estão brilhando por aí, deixando tudo mais bonito e colorido. Em Canela, então, o movimento foi gigante! No sábado e no domingo, o centro estava tomado por carros e muita gente caminhando, curtindo a cidade. Parece que finalmente estamos vendo um primeiro respiro desse 2025, que tem tudo pra ser o ano da retomada. Pelo menos, eu prefiro acreditar nisso e seguir otimista. Que a Páscoa seja o recomeço!
O Centro de Feiras e a realidade nada decorada

Agora, vamos mudar de cena um pouquinho… Passei pelo Centro de Feiras e olha, o que vi não foi nada bonito. Na entrada principal, uma bagunça de papelão, tijolo, garrafinha de cachaça e um festival de bituca de cigarro. Parecia até que tinham feito uma fogueira por ali. Não tinha ninguém dormindo quando passei, mas dias atrás já vi gente usando o espaço como pouso. Nada contra quem precisa, mas convenhamos, aquele lugar deveria ser usado pra outra coisa, né? Eventos, exposições, qualquer coisa. Mas, pelo estado em que está, não me espanta que tenha virado um espaço “convidativo” pra quem não tem onde dormir.
O perigo ali do lado

Andando um pouquinho pela frente da estrutura tem um fio na altura do peito de quem caminha pela calçada. Perigoso, hein? Melhor não encostar. Fica o alerta porque não custa nada dar uma olhada nisso antes que aconteça algo mais sério.
Doações ou descarte?
Enquanto escrevia, lembrei de uma cena que vi semana passada em Canela. Uma doação de um objeto com uma aparência nada boa, tipo “imprestável”. Sabe o que isso me lembrou? Daquela época pós-enchente, quando muita gente doava roupas completamente rasgadas ou manchadas, como se fosse lixo. As pessoas que perderam tudo precisavam de roupas em bom estado, não de algo que nem dava pra usar. É aquela velha história: doação não é descarte.
Chuva, friozinho e chimarrão
Falando em lembranças, a chuva resolveu dar as caras por Canela e Gramado. Foi rápido, mas bateu uma saudade, viu? Imagino que os produtores rurais tenham ficado ainda mais felizes do que eu. E olha que essa semana promete uma virada no clima! As temperaturas podem cair pra menos de 10°C de manhã. Então, prepara o casaquinho e, é claro, o chimarrão.
O chimarrão
E pra quem quer ficar ligado no que rola em Canela, Gramado, no Estado e no mundo, já sabem: de segunda a sexta, das 7h às 8h da manhã, eu e Cláudio Scherer estamos no ar com o Chimarrão & Atualidades. Aliás, é quase uma “antecipada” do que escrevo aqui na coluna. Muita informação, humor e aquele papo bom pra começar o dia bem. Então, fica o convite! Nos vemos lá.