InícioEducaçãoGramado e CanelaInscrições para bolsas de estudos da Sicredi Pioneira terminam na sexta-feira

Inscrições para bolsas de estudos da Sicredi Pioneira terminam na sexta-feira

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – As inscrições para o programa Bolsa de Estudos da Sicredi Pioneira seguem até a próxima sexta-feira (28). A iniciativa permite o ingresso em um curso técnico em agropecuária com os custos pagos de forma integral ou parcial. Para participar, é preciso ser associado ou filho de associado, até 31 de dezembro de 2024, e estar em dia com suas obrigações. O resultado será divulgado na segunda quinzena de março.  

São três os tipos de bolsa: Mensalidade, com pagamento de 50% da mensalidade (até R$ 345 mensais) para bolsistas vinculados a instituições de ensino privadas; Manutenção, com auxílio para custear 50% das despesas fixas de bolsistas vinculados a instituições de ensino públicas e Social, com bolsa de estudos integral para estudante com inscrição regular no Cadastro Único do Governo Federal.

Quatro instituições de ensino são parceiras da Sicredi Pioneira: Escola Bom Pastor, de Nova Petrópolis; Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra), em Caxias do Sul; Centro Estadual de Educação Profissional Visconde de São Leopoldo (Ceepro), em São Leopoldo, e Instituto Ivoti, em Ivoti.  

A inscrição pode ser feita pelo site https://sicredipioneira.com.br/bolsa-de-estudos. A cooperativa fará a verificação e o encaminhamento para as instituições de ensino da listagem de candidatos aptos. As escolas classificam os interessados com base em dados socioeconômicos, priorizando estudantes conforme a renda familiar. 

Permanência no campo 

Em 2024, 105 estudantes tiveram acesso ao programa, colaborando para a permanência do jovem no campo. Luiz Antonio da Silva é pai do estudante Guilherme Antonio de Oliveira Silva, que ingressou na Efaserra.

“Essa bolsa foi uma maravilha para nós, pois sou assalariado. Sem a bolsa, não conseguiria colocá-lo na escola. No terceiro mês, ele já veio com ideias novas para a propriedade. Vai dar um resultado muito bom e só podemos agradecer a ajuda da Sicredi e do colégio”, comenta.

“A evasão dos estudantes do campo é muito grande. Eles terminam o Ensino Fundamental geralmente nas comunidades. Quando precisam ir a uma escola mais longe, mais central, acabam desistindo de estudar. A gente sabe que muitas famílias não teriam a possibilidade de ter os jovens na Efaserra se tivessem que pagar a mensalidade de forma integral. A bolsa vem, então, ajudar essas famílias. Esse valor que sobra pode ser usado para o transporte, para visitas técnicas e material para o estudante, por exemplo”, destaca Letícia Trentin, coordenadora pedagógica da Efaserra.

Sobre a Sicredi Pioneira     

Constituída no ano de 1902, a Sicredi Pioneira é a primeira Instituição Financeira Cooperativa do Brasil. Oferecendo um portfólio completo, com mais de 300 soluções financeiras, a Pioneira busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o crescimento de mais de 270 mil associados e das comunidades dos 21 municípios em que atua, nas regiões do Vale do Sinos e Serra Gaúcha: Alto Feliz, Canela, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Feliz, Gramado, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Vale Real. Com sede em Nova Petrópolis/RS, Capital Nacional do Cooperativismo, a Sicredi Pioneira está entre as mais de 100 cooperativas do Sistema Sicredi, distribuídas em 26 Estados e no Distrito Federal, contando com mais de 8 milhões de associados no país.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...
error: Conteúdo protegido