Pode comemorar! Está publicado no Diário Oficial do Estado, de sexta-feira (13), a deliberação favorável para a criação da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Kaingang Jagtyg Fykóg, nas terras indígenas Kógunh Mág. A aldeia, que tem Mauricio como cacique, está localizada na Floresta Nacional do Ibama. Ainda estamos buscando detalhes desta grande obra educacional para Canela. Será um grande marco na educação regional. Várias mãos de pessoas que acreditam na educação como poder de transformar uma sociedade mais justa e igualitária fizeram acontecer e farão mais pela escola.
Outra boa notícia
Seguindo nesta linha de informações positivas, a Aldeia Kaingang vai participar de um projeto nacional jurídico, promovido pela Advocacia Geral da União (AGU), sendo que a proposta ficou em primeiro lugar. A informação foi divulgada pelo produtor cultural, o amigo e leitor aqui deste espaço, Fernando Gomes. Uma reunião será realizada nesta semana para ter mais detalhes sobre o projeto.
Agenda dos rodeios
As nossas duas maiores referências no tradicionalismo gaúcho, os CTGs Querência de Canela e Manotaço de Gramado, já estão com as programações preparadas para os rodeios. O primeiro será o Rodeio Crioulo Nacional de Canela, que abre a temporada de rodeios no Rio Grande do Sul, e ocorrerá entre os dias 9 e 12 de janeiro de 2025. Já em Gramado, neste ano será a 3ª edição do Rodeio Crioulo Internacional, programado entre os dias 5 e 9 de fevereiro de 2025.
Estrada da Ponte do Raposo está liberada
A Secretaria da Agricultura informa que a Estrada da Ponte do Raposo, que liga os municípios de Gramado e Caxias do Sul, está novamente liberada para o fluxo de veículos. A via estava bloqueada desde terça-feira (10) devido a uma queda de barreira. Equipes da Prefeitura de Gramado atuaram no local para remover o material e refazer o traçado da estrada. A Secretaria da Agricultura faz um alerta para os motoristas e moradores que utilizam a estrada, para que fiquem atentos a qualquer movimentação de terra ou pedras caídas sobre a pista. Informações sobre problemas na estrada podem ser repassadas por meio do telefone (54) 3286.7658.
Eleição nas escolas
Está ocorrendo nas escolas estaduais, nesta segunda-feira (16), as eleições para escolha de diretores das instituições de ensino. Um dos maiores colégios do Rio Grande do Sul, a Neusa Mari Pacheco (CIEP), no bairro Canelinha, em Canela, pode ter o retorno de um velho conhecido. O professor Márcio Boelter é candidato a diretor em chapa única. Ele fez contato comigo e explicou o processo deste ano, que não é tão simples assim. Apesar de ser somente uma chapa, é necessário para ser eleito 50% dos votos favoráveis de professores e funcionários e 30% de pais e alunos. A paixão pela educação, pela escola e pela comunidade escolar “falou mais alto”, disse o professor sobre seu retorno. O pleito eleitoral segue até às 20h desta segunda-feira.
Gramadense chamando a atenção
Com a ascensão do Centro Esportivo Gramadense (CEG), passando pelos projetos sociais, competições de base, ao profissional até chegar neste momento do acesso para a Série A2 e, respectivamente, o título da Terceirona Gaúcha, vem chamando a atenção de outros clubes. Nesta segunda-feira (16), o presidente do Santa Cruz, Tiago Rech, enviou mensagem para mim, para obter contatos de pessoas da diretoria do Gramadense. Pode parecer pouco, mas é muito relevante. O Santa Cruz é um clube tradicional, que estava ano passado na elite do futebol gaúcho, foi rebaixado e disputará a Série A2 do Gauchão de 2025. Tem bagagem de muitos anos na Primeira Divisão do Gauchão.
O campeonato que deu certo
Com todas as dificuldades que é para organizar um simples campeonato em Canela, já é um desafio. Por incrível que pareça, diante da falta de iniciativa histórica do poder público de Canela em tratar o esporte como algo sem qualquer importância, mesmo diante destas particularidades, o Departamento Municipal de Esportes e Lazer (DMEL), que tem Hélio Ecker como diretor, fez um excelente Campeonato Municipal de Futebol 7. O Parque do Sesi foi sede dos jogos, que se encerraram no domingo (15), com o Abelhudos conquistando a taça. A boa notícia desta competição foi a presença de muitas famílias que aproveitaram para se divertir no parque, com muitos permanecendo durante o dia todo confraternizando nos quiosques e fazendo aquele churrasquinho de domingo.
Copa de 2030 em seis países
A Fifa confirmou as sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034. Para 2030, o Mundial será realizado na Espanha, Portugal e Marrocos, estes como países-sede, e três jogos serão realizados no Uruguai, Argentina e Paraguai. A primeira Copa foi realizada no Uruguai em 1930, que teve a Celeste como a primeira campeã mundial. A partida de abertura será realizada no Estádio Centenário, em Montevidéu. Na Argentina, o palco escolhido foi o Monumental de Núñez, do River Plate, enquanto a casa da Copa no Paraguai será o Osvaldo Domínguez Dibb, estádio que ainda está sendo construído.