InícioColunistasBolsonaro no RS

Bolsonaro no RS

Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-presidente Bolsonaro deve vir ao RS esta semana. Sua presença está prevista para sexta, dia 06, na Fenasoja, em Santa Rosa. A participação de Bolsonaro não consta na programação, mas a vereadora da Capital Comandante Nádia (PL), deu a notícia ao vivo no Integração, durante entrevista, quinta passada. A Fenasoja iniciou no dia 29 de novembro e fecha neste domingo, com o show de Ana Castela, às 20 horas. Sexta à noite tem Bruno e Marroni. Este ano é comemorado o centenário da soja no Brasil. Por incrível que parece faz só 100 anos que esta cultura chegou ao país.

Camaçari e a BYD

Durante a reunião do G20, mês passado no RJ, o presidente Lula assinou 37 acordos com o ditador da China, que estava aqui. Ou seja, Brasil e China estão tão unidos que parecem um só. A fábrica de carros elétricos daquele país vende sete de cada 10 que os brasileiros usam. Eles batem o preço de todo o mundo e não perdem negócio. Sua fábrica que está sendo montada em Camaçari, Bahia, a 50 quilômetros de Salvador, promete construir até cinco mil unidades habitacionais na região para seus operários. Claro que a cultura ditatorial dos chineses conduz seus pensamentos. A ideia, certamente, é trazer junto seus ‘escravos’. Só que aqui, em tese, não fossem tão amiguinhos do Lula, precisam se adequar à nossa constituição.
Mas, não é o que está acontecendo até aqui. Semana passada uma reportagem os flagrou. Jornalista, não o Ministério do Trabalho.
De acordo com a matéria da Agência Pública, publicada no dia 27 de novembro, trabalhadores chineses de empresas terceirizadas estariam enfrentando jornadas de até 12 horas diárias, sem folgas semanais e sem o uso de equipamentos de proteção adequados. Além disso, há relatos de agressões físicas, falta de água potável e alojamentos em condições degradantes para os operários.
Em resposta, a BYD emitiu uma nota repudiando as imagens que circularam nas redes sociais e afirmou que tomará ‘medidas rigorosas’ contra os agressores, incluindo seu afastamento e proibição de acesso à unidade.
Ou seja, a primeira coisa que veio em mente para a BYD é proibir acesso e mandar se afastarem os repórteres.
BYD, cuja sigla significa Build Your Dreams, é uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo e a maior da China.

Tapete vermelho

Lula recebeu o Maduro (Nicolas Maduro, presidente da Venezuela) com tapete vermelho, honras ao ditador. Depois viu que a coisa não era boa e agora está encolhido, com medo dos aranhões. O mesmo repetiu agora com o ditador Chinês e até com um representante do Putin (Sergey Lavrov).

Análogo a escravidão

Sobre o Ministério Público do Trabalho e as medidas que tomará diz o seguinte: “O órgão está coletando informações para elaborar uma proposta de ajuste de conduta ou uma possível ação judicial contra a BYD”.

Duas medidas

Lembram quando no ano passado surgiu o assunto na colheita da uva, em Bento? Na época toda a imprensa nacional usou o “análogo à escravidão”. Dois diretores das empresas terceirizadas foram presos, as vinícolas tiveram que fazer acordos milionárias com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Só para ficar na grande imprensa, o G1, portal da Globo, mancheteou à época : “Vinícolas do RS que usavam mão de obra análoga à escravidão podem ser responsabilizadas, diz MTE”. Agora sobre a chinesa, no mesmo canal: “Operário chinês tem dedo amputado e outro sofre fratura na perna após acidente em obra da BYD na Bahia”; “Comida em cooler, operários descalços e pias entupidas: imagens mostram condições de trabalho em obra da BYD na Bahia”; “MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido