InícioGeralGramado e CanelaOs primeiros passageiros chegaram

Os primeiros passageiros chegaram

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – O Aeroporto Salgado Filho, principal centro de operações aéreas da região Sul, voltou a funcionar nesta segunda-feira (21) com aproximadamente 80% de sua capacidade operacional. Comitivas da Região das Hortênsias, foram responsáveis por recepcionar os primeiros passageiros no terminal. Bandinhas, mascotes e até dançarinos fizeram do Aeroporto um palco para marcar o retorno das atividades.

No seu primeiro dia de atividades, o aeroporto registrou 71 voos, movimentando cerca de 9 mil passageiros. Esse número representa o dobro da movimentação diária da Base Aérea de Canoas, um terminal militar que foi aberto emergencialmente para garantir a continuidade do transporte aéreo durante o fechamento do Salgado Filho, o maior e mais movimentado aeroporto do Rio Grande do Sul.

Os primeiros voos que chegaram foram de destinos como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Até o final do mês, estão programados voos também para Belo Horizonte e Curitiba. Para o mês que vem, a expectativa é que o aeroporto atinja uma média de 122 voos diários, transportando aproximadamente 16 mil passageiros.

A reabertura dos voos está sendo feita de forma gradual, seguindo rigorosos critérios internacionais de segurança. Na fase inicial, as aeronaves operarão em uma pista de 1.730 metros, permitindo a realização de voos nacionais. A próxima fase, que permitirá a ampliação das operações, ocorrerá após a conclusão dos reparos em 1.400 metros da pista, com previsão para dezembro. Enquanto isso, o aeroporto funcionará das 8h às 22h.

Passageiros foram recepcionados por comitiva da Serra na chegada ao Aeroporto Salgado Filho

“Estamos aqui para comemorar momentos especiais”

Passageiros foram recepcionados por comitiva da Serra na chegada ao Aeroporto Salgado Filho – Cleiton Thiele/SerraPress

Entre os passageiros que desembarcaram em Porto Alegre, estavam duas amigas de Fortaleza, no Ceará, que aproveitaram a oportunidade para visitar Gramado. Cremilda, uma das viajantes, destacou a solidariedade dos cearenses em tempos de crise, mencionando a comitiva que foi à região para prestar socorro após a tragédia.

“Estamos aqui para comemorar momentos especiais. Este é um destino muito significativo para nós”, contou Mariana, colega de Cremilda, explicando que a viagem celebra os 30 anos de casamento dos pais, um ano de namoro do seu namorado e 15 anos do seu irmão.

A viagem foi planejada no início do ano, antes da tragédia, e a mudança no retorno foi uma surpresa para todos. “Muita oração por todos para que tudo desse certo”, afirmou Mariana, refletindo sobre a apreensão que cercou a viagem.

Com uma estadia de sete dias em Gramado, as duas amigas estão animadas para aproveitar as belezas da Serra Gaúcha e apoiar o turismo local neste momento crucial. “Vamos aproveitar bem, obrigada!”, disseram elas, antes de se despedirem e seguirem para a tão aguardada viagem.

Otimismo na retomada

A equipe do Jornal Integração esteve presente no aeroporto para cobrir este importante evento, conversando com autoridades e empresários da Região das Hortênsias.

Gilmar Ferreira (secretário de Turismo de Canela)

“Hoje, em função de todo esse evento, a gente abriu mão das férias para estar junto. É total (a importância). Com a nossa conectividade restabelecida eu não tenho dúvida que nossos CNPJ’s vão voltar a respirar.”

Eduardo Zorzanello (CEO da Rossi & Zorzanello)

“Que momento marcante para nós. Sem dúvida nenhuma, essa retomada vai ser um momento histórico em um grande divisor de ares. É a volta no desenvolvimento do Natal Luz e do Festuris. O Festuris é um dos primeiros eventos que vai conseguir estar, daqui duas semanas,  a pleno vapor. Traremos os profissionais do turismo do mundo para Gramado. E agora com o Natal Luz, essa semana, retomando com o consumidor final. Vamos em frente com o turismo”

Ricardo Reginatto (secretário de Turismo de Gramado)

“Nestes cinco meses, os dias demoraram a passar, mas hoje é dia de celebrar, de fazer esse momento aqui ser mais inesquecível do que o fechamento do aeroporto. A gente tem que dar valor para as coisas que são simples também. E a gente agora poder voltar a ativa nesse sentido nos traz essa reflexão de entender, que essa é a normalidade. E é a normalidade que a gente espera que siga acontecendo, que nós tenhamos daqui para frente esse cenário de normalidade. Mas, também, que a gente entenda que não podemos cair em frente de um único aeroporto. Nós temos que ter mais coletividade aérea. Gramado recebe milhões de pessoas ao longo do ano. E a gente precisa reivindicar um aeroporto que seja mais próximo da gente, um aeroporto que fique estabelecido mais próximo a Gramado. E que faça com que nós sejamos ainda mais fortes no turismo. Afinal de contas, nós somos uma das principais cidades turísticas do Brasil. E acho que merecemos um aeroporto que seja um pouquinho mais perto da gente também”.

Rosa Helena Volk (presidente da GramadoTur)

“Nossa, essa alegria, essa vibração geral é super importante, válida e verdadeira, né essa festa toda. Vamos comemorar. Hoje é dia de comemoração. Natal Luz chegando vai ser muito importante para a retomada”.

Any Brocker (CEO Brocker Turismo)

“É um dia histórico para todos nós. A gente está muito emocionada em poder estar participando desse voo da Azul chegando. Logo em seguida chega o voo da Gol. Todos eles têm passageiros nossos. A gente está precisando, né? De ter essa retomada, pelo amor de Deus. E esse Natal vai ser incrível. Se Deus quiser, a gente tem pouco tempo para conseguir vender aí nos lugares, para a gente ter uma ocupação excelente aqui no Natal Luz. Mas a gente está pronta, está com a nossa loja nova aqui no aeroporto. Eu vi, eu já mostrei. Isso, dentro do nosso projeto Bem Receber, que a gente está estruturando para receber cada vez melhor os nossos clientes, os nossos produtos, sempre buscando novidades. Tem o Chocobus chegando. Dia primeiro tem a retomada do Pé da Cascata, mas a gente está aqui curtindo esse momento”.

Nestor Tissot (prefeito de Gramado)

“A importância é muito grande, depois de cinco meses nós vamos ter o nosso aeroporto Salgado Filho aberto para movimentar a nossa região, nossa cidade com o turismo brasileiro, turismo internacional. A expectativa é que até o final do ano que ele reabra na sua totalidade, né? O nosso Natal Luz depende muito do aeroporto. Então a expectativa é muito grande e positiva. Agradecemos aí a todos que se envolveram nessa possibilidade que está acontecendo hoje”.

Jorge Darlei Wolf (prefeito de Nova Petrópolis)

“É marcante para a Serra, para o Estado, para o Brasil, esse momento de retomada, esse momento de podermos mostrar ao Brasil inteiro que a Serra Gaúcha está preparada, como sempre, ser um polo turístico de acolhimento, da autoestima, da retomada”.

Gilberto Cezar (prefeito eleito de Canela)

“É um dia histórico com esse voo vindo pousar aqui, trazendo turistas de novo, trazendo pessoas para o Rio Grande do Sul. Momento que sofremos muito na enchente, que agora vamos retomar o crescimento do Estado e do turismo”.

Rafael Carniel de Almeida (diretor Geral da Secretaria de Turismo do Estado)

“Significa muito [reabertura do aeroporto]. Sem dúvida. Nós estimamos, durante os meses de fechamento do aeroporto, uma perda de R$ 400 milhões por mês para o nosso Estado. E agora, sem dúvida nenhuma, é um momento não somente de retomar com a economia gaúcha, mas também com o turismo do Rio Grande do Sul, que sofreu bastante nos últimos meses. É o estilo gaúcho de bem receber (sobre o recebimento dos primeiros passageiros). Isso a gente só encontra no Rio Grande do Sul, essa acolhida, esse calor humano e essa qualidade, né? Porque a gente está aqui com a maior região de parques da América do Sul, recebendo aqui com seus mascotes. A gente está com a cultura alemã, a cultura gaúcha, a cultura italiana. Todo mundo aqui pronto para abraçar os nossos visitantes. Isso aqui só se vê no Rio Grande do Sul. A gente sabia da importância do aeroporto antes de acontecer o que aconteceu. Não era algo assim que a gente nem pensava. Olha, eu acredito que esse tipo de evento vem mostrar pra gente realmente a importância de a gente ter um pensamento de longo prazo. O aeroporto ele é fundamental, mas nós precisamos também pensar sempre em alternativas. Porque numa eventualidade como essa, nós vimos aí que todo o esforço que foi colocado conseguiu cumprir 20%, nem isso, da capacidade do Salgado Filho. Então, com certeza, a gente sai dessa mais forte, mais preparado para o futuro. A Secretaria de Turismo, junto nas ações, junto com a Região das Hortênsias, junto com o Estado inteiro, nessa retomada”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Black Forest celebra 35 anos preservando tradição, afeto e o tempo em Gramado

Loja referência em relógios cuco completa 35 anos no mesmo endereço, mantendo vivauma história de família, atendimento e encantamento que atravessa gerações.No dia 30...

Canela tem uma nova empresa fazendo a coleta de lixo

CANELA - A Prefeitura de Canela assinou um contrato emergencial com a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda para assegurar a continuidade dos serviços de...

Sindilojas Região das Hortênsias elege nova Diretoria

REGIÃO - O Sindilojas Região das Hortênsias realizou no dia 13 de janeiro as eleições sindicais que definiram a nova Diretoria da entidade para...

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....
error: Conteúdo protegido