Tiago Manique
GRAMADO – Após a eleição que confirmou mais quatro anos de gestão dos Progressistas, o prefeito Nestor Tissot e o vice Luia Barbacovi reuniram-se na manhã desta terça-feira (8), na Prefeitura de Gramado, com a imprensa para avaliar as eleições e projetar os próximos anos de mandato. No domingo, ambos foram reeleitos com 18.553 votos, correspondendo a 78,20%. Também marcaram presença membros do governo, vereadores eleitos e representantes dos partidos coligados.
Nestor fez um panorama das ações realizadas que contribuíram para alcançar esses expressivos números de votos. “Uma série de coisas foi somando e nos deu essa credibilidade. As acusações que recebi eram inverdades e o povo cansou desse tipo de ataques. Cada palavra ofensiva contra a gente era menos um voto para a oposição e mais um para nós”, comentou.
O prefeito reeleito destacou algumas obras e projetos em andamento, além de outros que estão em seu plano de governo. Entre as áreas citadas, quando questionado sobre mobilidade urbana, falou sobre a ligação entre os bairros Piratini e Prinstrop e anunciou novidades relacionadas ao trânsito de caminhões na área central, ao recolhimento de lixo e à construção de um novo Centro Administrativo.
“Começamos a obra no Prinstrop e Piratini, mas tivemos que parar devido à catástrofe climática. Não há nada relacionado a detonações; já entraram na justiça e perderam. Vamos retomar essa obra. Teremos que tomar algumas medidas antipáticas, mas necessárias, como restringir [horários] o trânsito de caminhões para carga e descarga, além da coleta de lixo no período da noite. A população vai ter que entender. Também queremos, se possível, iniciar neste mandato a construção de um complexo de serviços públicos, transferindo a Prefeitura, bancos, cartórios e rodoviária para uma nova área [terreno ao lado da antiga Rádio Excelsior]. Esta obra, se iniciada, será um grande legado”, projetou.
Saúde e Educação
Nestor Tissot anunciou que essas áreas seguirão sendo as prioridades em sua nova gestão. “A área da saúde é uma das principais. O povo precisa ter essa segurança. Investimos neste ano R$ 30 milhões e no ano que vem teremos mais valores para investir. No hospital, precisamos montar equipes para pensar nas finanças e onde gerar receitas. Queremos iniciar com um estacionamento com muitas vagas e ampliar o centro cirúrgico, pensando em algo que possa gerar receita, para sangrar menos as finanças da Prefeitura.”
Sobre educação, destacou: “Vamos seguir investindo. Estamos entre os 10 melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da região. Os bons números vêm desde a contratação do pessoal, transporte e merenda, tudo é pontuado. Investimos no ano passado R$ 36 milhões em educação, e este ano não será muito diferente.”
Moradia
O tema da moradia popular também foi abordado por Nestor. Antes do pleito eleitoral, durante uma sabatina realizada pelo Jornal Integração, ele anunciou a construção de apartamentos e confirmou durante a coletiva de imprensa. “A moradia popular será realizada por meio da iniciativa privada; já temos o projeto para a construção de 150 apartamentos populares. A Prefeitura pode reformular o projeto de lei sobre terraplanagem, pois faremos tudo que pudermos para ajudar a diminuir o preço. Isso já é uma realidade e só é possível por meio dessas parcerias. Não vamos admitir especulação imobiliária. Quem tem dinheiro para comprar apartamentos para alugar depois não será aceito. Queremos que a pessoa compre seu próprio apartamento. Vamos deixar isso muito bem claro.”
Câmara de Vereadores
A tendência é que a relação entre o executivo e o legislativo será um “mar de rosas”, já que todos os vereadores eleitos fazem parte da base governista a partir de 2025. São 7 dos Progressistas e 2 do Republicanos, um fato inédito na cidade. “Gramado sempre foi dividida politicamente. Conseguir este feito foi resultado de todo o nosso trabalho. Nunca lidei com a Câmara dessa forma, mas vamos trabalhar para que os projetos atendam ao interesse da comunidade”, disse, referindo-se ao apoio dos vereadores da base governista.
Secretarias e Novos Secretários
Sobre a formação do governo a partir do ano que vem, Nestor Tissot afirmou que não negociou cargos com os partidos da coligação e anunciou como será o critério para a escolha dos secretários municipais a partir de 2025. “A negociação será conforme o voto na urna. A equipe de governo será composta pelas melhores pessoas possíveis. Vai depender também da vontade de cada vereador eleito. Com certeza teremos algumas caras novas. Fizemos uma equipe e todos têm que estar comprometidos. Cada secretário sabe que nada é definitivo. Tenho certeza de que será um bom governo”, finalizou.