InícioNotíciasGeralComunidade Sênior promove inclusão e bem-estar para idosos na Região das Hortênsias

Comunidade Sênior promove inclusão e bem-estar para idosos na Região das Hortênsias

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nicolas Felippetti

[email protected]

A Comunidade Brasil Sênior, iniciativa que surgiu recentemente na Região das Hortênsias, tem como objetivo transformar a realidade de idosos e aposentados, promovendo inclusão, bem-estar e oportunidades para aqueles com mais de 50 anos. Liderada por Elizete Colle, a comunidade foi fundada há apenas 20 dias, mas já conta com o apoio de mais de 70 pessoas e uma série de atividades voltadas para a socialização e a melhoria da qualidade de vida.

Elizete, que reside em Gramado desde 2009 e possui uma trajetória marcada por sua atuação em projetos sociais e na administração pública, foi convidada pela coordenadoria estadual para representar a Brasil Sênior na Região das Hortênsias. Ela relata que, até então, não conhecia a comunidade Brasil Sênior nem seu idealizador, mas aceitou o desafio por acreditar na importância de oferecer um espaço de acolhimento e atividades para a população idosa. “A sociedade é cruel com os aposentados. A aposentadoria é quase que um isolamento automático. A Comunidade Sênior busca reverter essa realidade, oferecendo atividades que proporcionem bem-estar e inclusão para quem já passou dos 50 anos, mas ainda tem muito a viver”, destaca Elizete.

De acordo com Elizete, a sociedade muitas vezes isola os aposentados, impondo-lhes um “isolamento automático”, que a Comunidade Sênior busca combater. “A aposentadoria quase que obriga as pessoas a ficarem dentro de casa, quando na verdade, muitas delas ainda têm plenas condições de se manterem ativas”, afirma. Com esse pensamento, o clube oferece diversas atividades como artesanato, viagens, saúde e bem-estar, e ações sociais, proporcionando um espaço de pertencimento e elevação da autoestima.

Uma nova perspectiva para a aposentadoria

A Comunidade Brasil Sênior foi criada com a missão de oferecer um novo sentido à vida dos aposentados, que muitas vezes se sentem esquecidos e isolados. Para Elizete, essa fase da vida deve ser encarada como uma oportunidade para se redescobrir e se dedicar a atividades que realmente tragam satisfação pessoal. “Muitas pessoas se aposentam e acabam ficando em casa, sentindo-se desvalorizadas. Mas o fato é que hoje em dia a expectativa de vida é muito maior, e há muito tempo ainda pela frente para viver com qualidade”, ressalta.

Com essa visão, a comunidade oferece uma série de atividades que vão desde o artesanato até viagens, passando por programas de saúde e bem-estar, além de ações sociais. Os clubes, como são chamados os grupos dentro da comunidade, permitem que os membros escolham as atividades que mais lhes interessam. “O mais importante é que essas pessoas se sintam acolhidas e pertencentes a algo maior, que tenham sua autoestima elevada e que possam desfrutar da vida com alegria”, afirma Elizete.

Evento de Lançamento e primeiras Ações

O primeiro grande evento da Comunidade Brasil Sênior na Região das Hortênsias está marcado para o dia 31 de agosto, no espaço AVA Cursos e Eventos, em Gramado. Será uma tarde repleta de atividades voltadas para o público sênior, com palestras, dinâmicas, e um coffee break especial. O evento contará também com a presença de parceiros da comunidade, que oferecerão descontos em seus serviços, como restaurantes, salões de beleza, academias e spas.

Elizete explica que o evento terá um custo simbólico para cobrir as despesas e oferecer uma experiência de qualidade para os participantes. Para membros da comunidade, o valor é de R$ 40,00, mais a doação de um produto de higiene que será destinado a uma instituição de caridade local. Para não membros, o valor é de R$ 60,00 mais o produto de higiene. “Esse evento é uma oportunidade para que as pessoas conheçam mais sobre a comunidade, se envolvam nas atividades e sintam que fazem parte de algo maior”, diz Elizete.

Além disso, a comunidade já está se movimentando para organizar uma série de passeios e viagens, incluindo uma caminhada no Parque Mátria, em São Francisco de Paula, programada para um dia inteiro de contato com a natureza. “Queremos proporcionar momentos de bem-estar e qualidade de vida para as pessoas”, afirma.

A comunidade também conta com parcerias que oferecem descontos especiais aos membros em diversos estabelecimentos da região, como restaurantes, salões de beleza, academias e spas. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas se sintam valorizadas e parte integrante da sociedade. Queremos agregar cada vez mais para esse público que tanto precisa de acolhimento”, destaca Elizete.

Parcerias e impacto social

Uma das marcas da Comunidade Brasil Sênior é sua forte atuação social. Elizete destaca que parte da mensalidade dos membros será destinada a instituições de caridade na Região das Hortênsias, especialmente as que atendem idosos. “Nosso objetivo é não apenas oferecer atividades recreativas, mas também retribuir à sociedade de forma significativa. Queremos que nossos membros sintam que estão contribuindo para algo maior”, explica.

A comunidade também busca criar um ambiente onde os idosos possam continuar ativos no mercado de trabalho ou desenvolver novos interesses. Elizete acredita que muitos idosos ainda têm muito a oferecer e que o mercado precisa se adaptar para incluir esse público. “Precisamos de produtos e serviços específicos para o público sênior, que tragam conforto e bem-estar. A comunidade precisa integrar essas pessoas para também girarem a economia”, argumenta.

Para participar da Comunidade Sênior ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato diretamente com Elizete pelo telefone (54) 98153-5704.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido