GRAMADO – Na próxima semana se dá o início ao 52º Festival de Cinema de Gramado e a montagem para o evento iniciou nesta segunda-feira (29), e tem previsão de encerrar no dia 07 de agosto, último dia antes do início do evento que tem o pontapé com a exibição dos alunos do Educavídeo na quinta-feira (8).
Já é tradicional que o projeto cenográfico tome conta de dois dos mais conhecidos pontos turísticos da cidade e palcos da programação do Festival. A Rua Coberta, que abriga o Tapete Vermelho e recebe o público e artistas com o Kikito – símbolo maior do evento – ganha elementos de backdrop e componentes referentes ao evento. No Palácio dos Festivais, casa onde acontece a exibição dos filmes, haverá uma roupagem especial para o chamado aquário, que fica à frente do local.
A Sociedade Recreio Gramadense, que abrigará a secretaria do Festival, também recebe materiais alusivos.
Grandes nomes do cinema brasileiro confirmam presença em Gramado
Faltando uma semana para o início da 52ª edição, o Festival de Gramado libera os primeiros nomes confirmados a passar no Tapete Vermelho entre os dias 09 e 17 de agosto. Babu Santana, Dira Paes, Felipe Camargo, Ítala Nandi, Jorge Furtado, Luis Miranda, Louise Cardoso, Matheus Nachtergaele, Nicola Siri, Rafa Vitti, Roney Villela e Vera Fischer são algumas das presenças confirmadas para a edição de número 52.
No agosto laranja, sessão especial apresenta documentário sobre esclerose múltipla
O curta-metragem Esclerosada Não é a Vó será exibido em sessão especial, dia 16 de agosto, às 11h, no Palácio dos Festivais. A produção é realização da ONG Vivendo Além da Esclerose e da Filmes de Junho Produtora, com coprodução da Finish Produtora e da Salas Filmes e apoio cultural da Novartis e da AME – Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose.
A partir das vozes de quatro mulheres, a obra aborda não apenas a esclerose múltipla (EM), mas também questões de gênero, relacionamentos, maternidade e inclusão. Essas mulheres compartilham suas experiências para oferecer uma perspectiva singular sobre suas vidas para além do diagnóstico médico. O documentário é um instrumento de conscientização e mobilização. A produção retrata Aline, Bruna, Erenice e Marcia, que revelam – como paciente ou como familiar cuidadora – seus cotidianos para lidar com condições crônicas. E tudo isso no papel de mulher numa sociedade machista, misógina, racista e capacitista.
O documentário apresenta acessibilidade plena: Libras, LSE e Audiodescrição ao mesmo tempo. Essa característica é um dos diferenciais da produção e uma experiência especial para quem assiste o filme.
Esclerosada Não é a Vó recebeu o Cisne de Ouro de Melhor Documentário no Festival de Curtas-Metragens de Santo Ângelo (RS) e participou da Categoria Especial no Festival Guarnicê, do Maranhão. O filme também já conquistou sua primeira exibição internacional durante o 8º Festival Nicaragüense de Cine y Audiovisuales e na Grécia, no Festival Internacional Reflexão da Deficiência na Arte.
Ingressos estão à venda
Os ingressos para as sessões noturnas do evento seguem disponíveis para compra e podem ser adquiridos diretamente no site www.festivaldegramado.net ou presencialmente na Gramado Official Store (Praça Major Nicoletti).
Para as sessões de 9 a 16, o ingresso custa R$ 160,00. Já para a grande cerimônia de entrega dos Kikitos no dia 17, o acesso ao Palácio dos Festivais tem valor de R$ 270,00.
Os ingressos não são numerados, prevalecendo a ordem de chegada. Também não há distinção entre plateia e mezanino. As datas possuem opção de meia entrada para os grupos que se enquadram na Lei Federal nº 12.933/2013.
As mostras de Curtas e Longas Gaúchos, realizadas vespertinamente a partir das 14h no Palácio dos Festivais, possuem entrada gratuita, assim como as reprises matutinas que iniciam às 8h30 com os filmes de longa-metragem brasileiros exibidos na noite anterior.
A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado acontece entre os dias 9 e 17 de agosto.












