Está sendo bem legal escrever jornal diariamente. Também a leitura do Integração nunca foi tão alta. São cerca de 15 mil celulares que recebem diariamente o jornal. Leitura rápida, prática e de alta qualidade, modéstia à parte.
Sem limites
Com esta praticidade estamos abrindo espaço para mais participantes, pessoas que gostam de escrever e que obviamente acrescentem conteúdo.
O contabilista Beto Meyer, se junta a nós, com o artigo Saudações Gaúchas, nas edições de segundas e quintas-feiras, comentando sobre futebol, que é a sua praia. Ele quer pegar a sequência das rodadas. Ele gosta de comentar os resultados, os lances polêmicos e a tabela de classificação. Outra característica do Beto é o bairrismo gaúcho, mesmo ele sendo gremista torce por bons resultados dos demais times do RS. Inclusive, gostaria ele que mais times locais acendessem à série A. Obrigado pela confiança, Beto e seja bem vindo!
Estrada da Linha Bonita
Ontem ligaram ao colunista pedindo melhorias na Estrada Linha Bonita. A moradora disse que ligou para a prefeitura, mas conseguiu pouca atenção. Falei logo após, com o secretário de Obras, Wilian Camilo, mas não obtive um retorno quanto a questão em si. Ficaremos de vigia.
Euforia com aeroporto
A comunidade turística da região se mostra eufórica com a notícia da sinalização por parte do Governo do Estado, sobre o repasse do aeródromo de Canela, e outros, à Infraero, afim de que sejam feitos os investimentos necessários para operar com maiores aeronaves, no caso de Canela, para até 72 passageiros em um prazo de 45 dias.
Porém, ontem mesmo, em entrevista à Gaúcha, o enviado, nomeado e autorizado do Lula, Paulo Pimenta, disse que a coisa não é bem assim. Na própria nota do Estado, assinada pelo governador, Eduardo Leite, fica condicionado o posterior repasse à iniciativa privada, destes aeroportos, afim de que sigam recebendo investimentos. Este é o ponto que Paulo Pimenta questionou na entrevista. Além disso, Leite adicionou um documento já com os investimentos que a União deveria fazer, que são, ao que foi dito pelo Pimenta, altíssimos. Disse que a União não vai fazer altos investimentos para entregar logo em seguida os aeroportos e para uso por pouco tempo. Deixou claro na mesma fala que a União aposta no retorno do Salgado Filho, o mais breve, não passando de outubro. O prazo para a Fraport apresentar relatório com as condições das pistas é dia 15, mas segundo disse Pimenta, ontem mesmo a empresa chamou para reunião, na tarde de hoje (ainda não tenho o resultado desta reunião que Pimenta participou). Resumindo, ao que entendi, da parte da União, o foco segue sendo o Salgado Filho.
Operações a laser

O diretor/interventor do HCC, Jonas Bohn Bernardo, confirmou à coluna que o aparelho chamado Torre de Vídeo, usado para cirurgias, como as de vesícula, a laser, está estragado e que vem há um tempo em situação de remendos e sem condições de uso. “Ela (a torre) estava estragada, a gente mandou para tentar consertar, sendo que a gente não conseguiu comprar uma nova ainda, daí foi consertada, mas ela deu pane, daí voltou lá para ver se conseguem dar uma remendada, mas igual a gente está tentando uma nova”, descreveu. Bernardo disse que encaminhou um ofício à Câmara de Vereadores no intuito de que esta encaminhe as sobras do orçamento anual para esse fim. Também citou o Rotary como possível patrocinador. Citou até outros casos em que as cirurgias altamente evasivas foram realizadas, até em pessoas próximas suas. “Mas é o que a gente tem no momento”, lamentou. Jonas também citou que foi feito inscrição no Estado para obter o equipamento. “Estamos tentando, mas até agora, sem sucesso”, disse.
Interprete o texto
Segue íntegra da nota do Governo do RS: “Ao cumprimentá-lo cordialmente, acusamos o recebimento do Ofício SEDE-OFI- 2024/04129, encaminhado pela empresa estatal Infraero, vinculada a este Ministério, e avaliamos com grande atenção as considerações feitas sobre a possível devolução à União da outorga de aeroportos regionais do Estado do Rio Grande do Sul.
Considerando as afirmações da Infraero de que, sob sua gestão, no prazo de 15 dias seja factível a operação de voos regulares com aeronaves da classe 1B (Gran Caravan- até 9 passageiros) em Canela e C2 (ATR-72- até 72 passageiros) em Tores, e que no prazo de 45 dias seja factível a operação de voos regulares com aeronaves da classe C2 em Canela e 3C (B737, A320 – média de 165 passageiros) em Torres, o Estado do Rio Grande do Sul entende, desde que garantida a realização de todos os investimentos necessários, ser viável a revisão da delegação já realizada dos aeroportos de Canela e Torres.
De forma a elucidar os investimentos necessários nos aeroportos indicados, o Estado do Rio Grande do Sul endereçou a contratação de consultoria técnica especializada para avaliação de seus aeroportos regionais, a qual resultou no estudo apresentado em anexo. Nele são elencados os principais investimentos a serem realizados para fins de operação de voos regulares com aeronaves da classe 2B em Canela e 3C em Torres. Estes investimentos são primordiais para que sejam reforçados os aeroportos regionais do Estado, ampliando a rede de atendimento à demanda originada pela suspensão das operações no Aeroporto Salgado Filho e reforçando a preparação do Estado para eventuais próximos eventos extremos.
Assim, havendo sinalização de que os prazos, compromissos e investimentos indicados pela Infraero e demonstrados pelo estudo ora encaminhado são factíveis e serão rigorosamente cumpridos neste curto prazo, há disponibilidade do Estado do Rio Grande do Sul em rever esta outorga.
Contudo, solicitamos, desde já, que diante desta possibilidade seja também endereçado por este Ministério a inclusão dos Aeroportos de Canela e Torres na política de concessões aeroportuárias, garantindo fluxo de investimentos contínuo.
Informamos, por fim, que os Aeroportos de Santo Ângelo e Passo Fundo já estão com Edital de Parceria Público-Privada publicado pelo Estado, com a já emitida anuência prévia pela Secretaria da Aviação Civil, e leilão previsto para o próximo dia 1 de agosto de 2024. Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e para colaborar no que for necessário para o andamento dos processos citados. Sendo o que se apresenta para o momento, renovo protestos de elevada estima e distinta consideração”. Estava assinada pelo Governador Eduardo Leite.