A eleição que se avizinha traz memórias daquela última municipal, em 2020.
É preciso colocá-la na pauta, mas não consegue ser o assunto principal. Ruim para os novos, aqueles de primeira viagem. Estes normalmente ganham destaque fazendo críticas severas aos atuais políticos e com eventos tão fara do normal, como a Pandemia em 2020 e agora a Catástrofe Climática, é difícil encaixar um discurso que caia na graça do eleitorado. Desafio extra a essa turma toda que vai se colocar no pleito.
Turma toda
Em que pese pareça meio quieta, em algum lugar a campa deve estar fervilhando. Teremos entre 80 e 90 candidatos a vereador em cada uma das cidades, Canela e Gramado.
Esta eleição tem um complicador aos partidos que é a limitação de um candidato a mais do que cadeiras na Câmara e não poder coligar para vereador. Por isso tantos candidatos, pois tem também a questão do coeficiente, que não pode ser esquecido. Cada grupo destes tem de fazer pelo menos ao redor de 2.500 votos para que o mais votado deles conquiste uma cadeira. O coeficiente é obtido dividindo todos os votos a vereador pelo número de cadeiras da Câmara.
Sopa de letrinhas
Em Gramado devem lançar dez candidatos os seguintes partidos: PP; MDB; PSDB; PT/PCdoB; PL; UNIAO BRASIL; REPUBLICANOS; PODEMOS; PSD.
Em Canela devem lançar 12 candidatos: MDB; PP; PODEMOS; REPUBLICANOS; PL; UNIÃO BRASIL; PSDB/CIDADANIA; PDT; PSD; PT/PCdoB/PV. Assim, se todos colocarem o número máximo de candidatos serão 120 em Canela e 90 em Gramado. Seriam 210, mas ainda acho que no final isso vai ficar entre 80 e 90 cada município.
Três/seis para prefeito
Deveremos ter três chapas para a majoritária em cada município. Em Gramado Nestor e Luia irão para a reeleição pelo Progressista, o PL deve vir com o TC Carvalho e a Iria, o MDB lançou o vereador Renan e o PSDB o também vereador Professor Daniel. Mas não acredito em quatro. MDB e PSDB tem uma rixa nova, desta eleição, mas terão de deixar o orgulho de lado e se unir, no final, tentando atrair, também, os votos da esquerda.
Em Canela vem o MDB com coligações ainda à vista, mas nenhuma confirmada, o PSDB com Gilberto Cezar na cabeça e o Tolão pelo PDT como vice, e o professor Márcio Boelter pelo PT. PL, muito quieto, e Republicanos, parecem peças decisivas, mas ainda não se definiram. Poderiam lançar uma via exclusiva, mas não é o que está parecendo a tão poucos dias das convenções, que iniciam dia 20 próximo, até 05 de agosto.
Base Aérea de Canoas inicia operação noturna de voos
A Base Aérea de Canoas deu início à operação de voos noturnos no último domingo, 30/06, em uma medida para ampliar a oferta de transporte aéreo, enquanto o Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, ainda não retomou o funcionamento. A operação foi possível após a instalação de torres de iluminação e a revisão da estrutura operacional do aeródromo.
O primeiro voo à noite foi da companhia Latam, que decolou do Aeroporto de Guarulhos/SP e pousou em Canoas às 19h15, retornando a Guarulhos às 21h. A companhia ampliou de 24 para 34 voos semanais a operação na Base Aérea.
Os novos voos Guarulhos-Canoas decolarão às segundas (às 15h50), sextas (às 15h50), sábados (às 15h50 e 17h50) e domingos (às 17h50). As novas partidas Canoas-Guarulhos serão operadas às segundas (às 19h05), sextas (às 19h05), sábados (às 19h05 e 21h) e domingos (às 21h).
Já a Gol anunciou que a partir de 16 de julho ampliará de nove para 13 voos semanais entre Canoas e São Paulo, para o Aeroporto de Congonhas. A aeronave da cia sairá de Congonhas às 15h50 e chegará às 17h35 em Canoas às terças, quartas, quintas e domingos. Nesses mesmos dias da semana, o retorno a São Paulo será às 19h05. Atualmente, a Gol tem voos para Guarulhos.
A Azul também passou a operar a partir de 1º de julho com aeronaves Airbus A320, que possuem maior capacidade, ampliando a oferta de assentos em 121%, em relação à operação com o Embraer E1. Os novos voos entre o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e a base aérea de Canoas com o A320 terão capacidade para 174 Clientes. A terceira frequência decola de Campinas às 17h45 e chega em Canoas às 19h30. Já no sentido inverso, o voo sai às 20h50 do Rio Grande do Sul, pousando em Viracopos às 22h35.