CANELA – A Polícia Civil (PC) concluiu, ontem (20), investigações relacionadas a caso de bullying em sala de aula. A vítima é um adolescente que estuda em escola pública da cidade. Ela compareceu à Delegacia de Polícia com representante legal para comunicar sofrer intimidação sistemática praticada por um colega de sala de aula, que a chamava de “gordinha” e “quatro-olhos”, o que estava lhe causando crises de ansiedade e necessidade de atendimento psicológico.
O delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia (DP) de Canela, informou que a prática de bullying passou a ser considerada crime desde janeiro deste ano, quando a Lei n.º 14.811/24 alterou o Código Penal, inserindo as condutas de “intimidação sistemática” e “intimidação sistemática virtual”, respectivamente bullying e cyberbullying, com penas previstas de até quatro anos de reclusão.
O Cartório de Vulneráveis da DP de Canela instaurou em abril um procedimento de apuração de ato infracional, já que o suspeito é adolescente. As investigações foram concluídas ontem pela Polícia Civil, que indicou responsabilidade do infrator pela prática de bullying. Os autos foram remetidos ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS). Segundo Vladimir Medeiros este é o primeiro procedimento investigatório desta natureza realizado pela Polícia Civil de Canela desde a alteração legislativa.