InícioNotíciasEsportesConstrução do Ginásio Municipal ainda não tem prazo para iniciar

Construção do Ginásio Municipal ainda não tem prazo para iniciar

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nicolas Felippetti

[email protected]

CANELA – Após anos de espera e incansáveis esforços da comunidade desportiva, parece que o sonho do Ginásio Municipal começa a se tornar realidade. Na segunda-feira (15), durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, foi aprovado por unanimidade o projeto que destina os recursos do acordo entre Corsan e a Prefeitura de Canela para a construção do complexo esportivo, além de contemplar parte do recurso ao Sonho de Natal de 2024.

A sessão, marcada pela presença do grande público desportivo, foi marcada por uma intensa manifestação de apoio à iniciativa. Os vereadores, cientes da importância do ginásio para o desenvolvimento esportivo e social do município, expressaram unanimidade em sua aprovação, enfatizando a necessidade há muito tempo negligenciada de um espaço adequado para a prática esportiva em Canela.

A obra não tem prazo para ser iniciada e agora passará pela construção do projeto. A ideia do Executivo para a construção desta etapa é ouvir toda a comunidade esportiva para saber as principais necessidades e demandas para o ginásio. A ideia inicial é que o complexo receba pelo menos 2 mil pessoas o local a ser construído no Campo da Celulose

Discurso dos vereadores:

O vereador Alberi Dias (MDB), em sua fala, relembrou os anos de luta pela construção do ginásio, destacando a falta de infraestrutura esportiva e de uma Secretaria dedicada ao esporte no município. “Essa é uma luta que já faz tempo né vereadores. Eu lembro quando o vereador Marcelo era meu assessor na época. Acho que foi dos primeiros que indicamos que a Celulose fosse um centro esportivo. Eu até reeditei agora em 2023. E também uma Secretaria de Esportes. O que nós estamos perdendo de verbas por não ter uma Secretaria de Esporte. É muita burrice não ter.”

A vereadora Carla Reis (MDB) ressaltou a importância do esporte como catalisador do desenvolvimento em diversas áreas, desde a saúde até a economia local, lamentando o atraso de Canela em relação a outros municípios no que diz respeito à promoção do esporte.

Alfredo Schaffer (PSD) comemorou a conquista dos recursos obtidos junto à Corsan e expressou confiança na capacidade de construir o ginásio rapidamente. “Com esse valor de R$ 9 milhões dá para construir o ginásio com o pé nas costas. Com um projeto bem montado ainda sobra dinheiro. Eu ainda vi algumas pessoas falarem que demora 2, 3 anos para construir. Em pré-moldado em 3 meses está construído”, enfatizou.

Já a vereadora Carmen Lúcia Seibt (PSDB) explicou seu voto contrário à votação na semana anterior devido à falta de tempo para obter informações sobre o projeto. “Aqui eu cumpri meu papel de vereadora. Eu desconhecia o projeto e não votaria contra a inclusão, jamais votei contra a inclusão de um projeto. O projeto chegou aqui na Câmara às 17h30 da tarde, eu não tinha lido nada. Eu só não concordei que ele fosse votado naquele momento por desconhecer completamente a matéria”, revelou.

Emília Fulcher (Republicanos) destacou a criação do Conselho de Esporte na época que o Republicanos esteve à frente do departamento como um passo fundamental para a captação de recursos e o planejamento estratégico na área esportiva. “Nós conseguimos criar o Conselho do Esporte, e sim hoje Canela tem, pode ser que não esteja ativado, mas nós temos o Conselho, que é o primeiro passo que possamos buscar uma secretaria e buscar recursos direto de Brasília, do Estado, do Município sem demandar para outras Secretarias.”

O presidente da Câmara, Jefferson de Oliveira (PSD) ressaltou sobre a falha do governo em relação aos esportes nos 8 anos de mandatos e enfatizou que estão procurando melhorar. “Nós pecamos demais, e ainda bem que agora a administração está vendo a importância do esporte na cidade. O ginásio de esporte em Canela é um pedido de perdão da nossa administração para os desportistas da cidade.”

Gabriela Thomazi Cezar (PDT) defendeu a transparência no uso dos recursos e a necessidade de garantir que o ginásio atenda às demandas da comunidade. “Ninguém estava contra a construção do ginásio, nós só queríamos saber mais informações porque a gente tem que ter não só esse ginásio, mas quantos forem possíveis construir aqui em Canela.”

José Vellinho Pinto (PDT) questionou se o valor alocado seria suficiente para a construção adequada do complexo esportivo. “Nós do PDT estamos de antemão favoráveis que a prefeitura aloque a totalidade deste recurso para implantar um centro esportivo como Canela merece. “É necessário para que tenhamos verba necessária suficiente para que a obra tenha um começo, meio e fim. O tempo é muito exíguo, eu não vou dizer que não dá para construir, eu acho que dá, nós do PDT fizemos um Centro de Feiras em 90 dias partindo do zero. Então dá para fazer, dá. Mas precisa ter um grupo de trabalho engajado com vontade”, ressaltou Vellinho.

Marcelo Savi (MDB) mencionou a proposta de criar uma Secretaria de Esportes e a aquisição de um micro-ônibus para uso esportivo e cultural. Além disso ressaltou sobre a importância de a comunidade esportiva participar da montagem do projeto. “Quando fazermos o projeto, a gente vai chamar todos os desportistas para olharem se é o que a comunidade quer. Porque vai ser um ginásio para 2, 3 mil pessoas.”

Luciano Mello (MDB) ressaltou a dependência histórica do ginásio do Marista e enfatizou a necessidade de um plano municipal abrangente para esporte e lazer. “Quando cito que Canela precisa pensar grande, estou dizendo que não adianta pensarmos somente numa Secretaria de Esportes. Digo que precisamos pensar também num grande plano municipal de esporte e lazer para Canela, que busque integração do esporte com a saúde, com a educação. É isso que precisamos discutir aqui. Não somente o ginásio.”

O vereador Merlin Jone Wulff (PSD) expressou também seu apoio à construção do ginásio.

Desportistas ressaltam a importância

O diretor do Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL) Hélio Echer, comentou sobre a importância da construção do ginásio esportivo para Canela. “Estou com 52 anos. Desde os 14, 15 anos eu jogo, na época era no Maristão. E desde então nós não temos ginásio. Passou uma administração, passou outra e veio uma outra de novo. E nada de ginásio. Acho que esse ano é o ano dos desportistas todos se juntarem e fazerem, não uma pressão, mas uma petição para os vereadores, para a prefeitura em si, darem uma força e Canela precisa.”

Hélio ainda reforçou sobre a mobilização dos desportistas do município para a construção do ginásio. “A gente está num grupo mobilizado e até transferimos a rodada da Terceirona em virtude disso, porque estava todo mundo mobilizado. O desportista, Jefferson Oliveira que participa dos campeonatos máster no município também comentou sobre a importância do ginásio. “Penso que envolve muito a educação, a criação, o desenvolvimento do adolescente, da criança, enfim. Isso é muito importante para nossa comunidade.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido