Gramado – O diretor e fundador do Jornal Integração, Cláudio Scherer, assinou ficha no Partido Liberal (PL), do ex-presidente Bolsonaro, nesta quinta-feira, 4 de abril. Ato se deu no Restaurante Carazal, com o abono do proprietário do estabelecimento, Gilberto Tomasini e do presidente da sigla, Coronel Carvalho.
Scherer divulgou o fato na edição de hoje do Jornal Integração, página dois, onde assina a coluna Livre Expressão desde a fundação do Jornal em 2003. Scherer diz que se filiou ao PL por defender os mesmos princípios ideológicos da legenda como família, liberdade, patriotismo e o cristianismo. “Não penso em ser candidato neste momento, mas sinto que é preciso fazer mais do que incentivar os outros. De uma forma ou outra precisamos colaborar com o ambiente em que vivemos”, exemplificou.
Scherer defende o planejamento político à longo prazo, a exemplo das empresas. “Veja só, você já pode imaginar quem será eleito prefeito para a gestão 2025/2028, mas e quem se elege naquele para assumir Gramado em 2029? É preciso pensar nisso, pois Gramado merece uma boa estratégia para nunca correr risco de colapso por questões meramente políticas. Gramado é um município rico, que investe muito em saúde e educação, que juntas ultrapassam os 50% do Orçamento de R$ 500 milhões, mas e o resultado é equivalente? Na comparação com Canela temos R$ 200 milhões a mais, nove mil pessoas a menos e lá já são 81% dos estudantes em turno integral. Lá os pais deixam as crianças de manhã na escolinha, vem a Gramado trabalhar, pelo menos 8 mil trabalhadores e trabalhadoras fazem isso, e no fim do dia passam lá buscar filhos e vão descansar. Aqui o turno integral ainda é apenas um sonho. Esses são alguns dos debates que Gramado precisa fazer. Mas a lista de itens que causam preocupação e precisam de atenção é bem longo”, descreve Scherer.
RECEPÇÃO – O PL recebe o diretor do Integração com alegria. Também o partido entende o alinhamento de Scherer aos princípios da sigla, calcados no resumo de quatro palavras: Deus, Família, Pátria e Liberdade.
“Cláudio é um profundo conhecedor da política e representa os valores do nosso partido. Um liberal, patriota e conservador que não só irá agregar nome ao PL, mas que irá contribuir com muitas ideias, projetos, visão estratégica e sugestões de melhorias para o bem da nossa comunidade”, disse o presidente Coronel Carvalho.
Nesta manhã, o presidente estadual do PL, Giovani Cherini, ligou para o novo filiado. Embora Scherer não manifeste intenção de concorrer no pleito de outubro próximo, Cherini destacou a importância de participar da eleição em Gramado e em todos os municípios, fortalecendo a base para a Direita para as eleições futuras. “E nós temos um pré-candidato a prefeito aí em Gramado, Cláudio. Para o PL, e o presidente Bolsonaro, Gramado é mais importante do que qualquer outra cidade do Estado”, disse Cherini, instigando Scherer a assumir a pré-candidatura.
“Estou assustado com a repercussão, não esperava isso. Pensei que fosse semelhante a se associar a qualquer agremiação, mas já senti que o PL é forte, tem uma energia fantástica, não pela sigla, mas pelos princípios, que são os mesmos da maioria da população local. Meu celular não para com amigos se solidarizando e desejando sorte e querendo que eu concorra. Gramado é maravilhosa e quem não gostaria de ser seu prefeito, mas é preciso planejar e se preparar para responder à altura se for o caso. Não é só se eleger, é preciso garantir que Gramado seja cada vez mais linda e próspera. E para montar um plano de governo e um bom time ainda temos algum tempo, até a convenção, entre os dias 20 de julho e 05 de agosto”, discorre Cláudio. “Você é uma pessoa que merecia muito ser um político de frente. Qualidades e conhecimentos não faltam”, escreveu um amigo.