GRAMADO – Gramado está na rota da Educação, prestes a receber o Instituto Federal na Região das Hortênsias. O processo, agora coordenado pela Casa Civil e Presidência da República, anunciará os municípios contemplados pelo Governo Federal nesta terça-feira (12).
O prefeito Nestor Tissot foi convocado pelo ministro da Educação, Camilo Santana para o anúncio dos 100 municípios que terão novas unidades do Instituto Federal. Seu envolvimento destaca a importância atribuída à educação e desenvolvimento na região.
Em contato com o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, Ike Koetz, que está junto de Nestor nesta viagem, enfatizou: “Existe uma expectativa sim, mas não há nada certo. Temos uma reunião no Palácio do Planalto amanhã às 10hrs”, destacou Koetz.
A ideia inicial da implementação do instituto em Gramado surgiu da Câmara de Vereadores. Em 2023, realizou-se um encontro com a presença de representantes de entidades, deputados e membros do Executivo Municipal, além do pró-reitor de Desenvolvimento do IFRS, professor doutor Amilton Figueiredo. Nesse evento, foi apresentado o extenso trabalho realizado pela rede federal, presente em 679 unidades pelo país. Ele ressaltou a missão do IFRS em oferecer educação profissional, científica e tecnológica de qualidade, promovendo a formação integral de cidadãos de forma gratuita.
Canela também busca ser sede na região das Hortênsias
Na semana passada, uma comitiva de Canela, liderada por Luciano Melo e acompanhada do diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Duarte, e o assessor jurídico Márcio Cavalli, esteve em Brasília tentando trazer o Instituto para o município. Eles souberam de uma alteração nos critérios, antes coordenados pelo MEC, agora sob a consideração da Casa Civil e Presidência da República, que levará em conta outros parâmetros.
Entramos em contato, na tarde desta segunda-feira (11) com a assessoria doe comunicação da Prefeitura de Canela para saber se o munícipio também está indo para esse anúncio. Conforme o comunicado a cidade não recebeu o convite.