InícioPolíticaGramado e CanelaÁUDIO e VÍDEO: Eleitores têm até o dia 8 de maio para...

ÁUDIO e VÍDEO: Eleitores têm até o dia 8 de maio para regularizarem títulos de eleitores

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – Os eleitores de Canela e Gramado têm até o dia 8 de maio para regularizarem seus títulos eleitorais. O prazo final para a regularização está se aproximando e o Cartório Eleitoral está aberto para receber os contribuintes que desejam regularizar suas situações. Unidos, os municípios possuem 68.766 eleitores aptos, sendo 34.857, em Canela, e 33.903, em Gramado.

Guilherme Cavagnoli, chefe do Cartório Eleitoral de Canela, concedeu entrevista à rádio Integração Digital e fez um chamamento aos eleitores para que aproveitem essa oportunidade e regularizem seus títulos. Ele destaca que a não execução da biometria não resultará no cancelamento dos títulos eleitorais. Portanto, mesmo aqueles que ainda não realizaram o cadastramento biométrico podem comparecer ao cartório e regularizar sua situação.

“A data limite para o eleitor requisitar o primeiro título, a revisão dos dados, a transferência de município e inclusão do nome social é no dia 8 de maio. Porque essa data se a eleição é em outubro? Para conseguirmos organizar os dados dos eleitores que vão às urnas eletrônicas. A biometria ainda é obrigatória, mas se não fizer não vai cancelar o título. É um processo muito mais seguro (a biometria), vai ter a foto pra te reconhecer a digital cadastrada na urna eletrônica que vai te habilitar pra votar, mas não existe mais aquela obrigação de se não fizer a biometria correr o risco de não votar”, explicou.

Quem são as pessoas que precisam regularizar?

Cavagnoli explica que os casos de pessoas com títulos cancelados são os que necessitam de regularização. Em Canela, 4.223 títulos estão nesta situação, enquanto 352 estão suspensos. Já em Gramado, 3.179 precisam estão cancelados e 329 sob suspensão.

“São as pessoas que deixaram de votar por mais de três eleições, que podem estar com o título cancelado. Os contribuintes podem averiguar a situação por meio do site do TRE ou do TSE”, aponta, acrescentando que a pessoa pode fazer o requerimento pelo app E-título e fazer a biometria pessoalmente no Cartório. Os casos de títulos suspensos são de contribuintes que respondem por criminalmente na Justiça.

Além disso, é importante ressaltar que a janela partidária para as eleições municipais abrem no dia 7 de março, sendo um período em que os políticos têm a oportunidade de trocar de partido sem sofrer penalidades. Por exemplo, vereadores eleitos que tem a intenção de mudar de partido, devem fazer a transferência até o dia 5 de abril, prazo definido por lei.

Guilherme aponta que a população está mais interessada com as eleições e destacou a importância da participação das pessoas na hora de escolher os governantes. “É uma questão que as pessoas estão dando cada vez mais atenção. Ficamos muito felizes que as pessoas se atentem sobre a importância do voto e escolher com cuidado os candidatos, o que fazem o que deixam de fazer. Pedimos que votem com consciência com o intuito de melhorar os seus municípios”, sublinhou.

Os eleitores devem ficar atentos ao prazo final para regularização de seus títulos eleitorais e aproveitar o tempo restante para realizar os procedimentos necessários, munidos de documento de identificação e comprovante de residência. Para os que irão fazer 19 anos, neste ano, devem estar com a comprovação do alistamento militar. A 65ª Zona Eleitoral possui dois lugares para atendimento: Em Canela, na rua Dona Carlinda, 450, e em Gramado,  na rua Augusto Daros, 100, junto ao Fórum.

“Em média, entre os dois locais, estamos recebendo 50 pessoas por dia, o que ainda é baixo. Quando o prazo começar a se esgotar vamos ultrapassar o atendimento de 100 pessoas por dia em cada um. Quem puder adiantar e ir procurar a regularização vai esperar bem menos na fila”, aponta.

O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 12h até 18h, e na sexta, das 9h às 15h, até final de fevereiro. “O atendimento esta sendo de cerca de dez minutos para o processo ser finalizado”, sublinhou Cavagnoli.

Confira abaixo a entrevista completa. Para acompanhar no celular clicar em OUVIR NO NAVEGADOR.

Confira abaixo a entrevista completa no canal do Jornal Integração no Youtube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido