Texto: Fernando Gusen – [email protected]
As tendências tecnológicas, econômicas e ambientais estão fazendo crescer as buscas por veículos leves eletrificados. Um exemplo é o taxista Valmar Foss, 63 anos, que iniciou na nova atividade em novembro passado. Gramadense nato e motorista por profissão, encontrou no transporte de passageiros uma ocupação que lhe rende uma renda extra à sua aposentadoria.
E o acesso à função de taxista casou com a necessidade de trocar de carro. “Eu ia trocar de carro e meu filho me incentivou a procurar por um carro elétrico. Fomos para Porto Alegre, fiz o teste drive e não tive dúvidas, gostei muito. Eu já tinha atuado como taxista alguns anos atrás e já pensava e voltar. E sabia que a placa para taxista é isenta para carros elétricos, acabei optando por investir nisso”, comenta.
Com quase dois meses circulando pelas ruas de Gramado com o modelo Dolphin da montadora chinesa BYD, Foss confirma que entre seus passageiros a novidade só lhe rende elogios. “É confortável, tem espaço interno amplo e é elétrico. As pessoas fazem muitas perguntas, querem saber de tudo. E só rende elogios”, observa. Ao comparar com o modelo anterior, um Voyage, Foss afirma que toda sua família também aprovou o investimento. “Mas é bem melhor. Tem um torque muito bom, tu pisa e ele responde rápido”, diz.
Com relação a manutenção mecânica, seu compromisso é a revisão marcada para o primeiro ano de uso, em novembro. “Não tem troca de óleo, nem bobina, nem correia, não tem nada, só a bateria, mas essa tem oito anos de garantia”. Em Gramado, de acordo com Foss, já existem mecânicas buscando especialização para atender elétricos.
No que se refere ao consumo e o custo para isso, Foss revela que gasta cerca de R$ 40 para completar a carga da bateria que tem autonomia de 400 km. Quando adquiriu o carro, recebeu um kit para fazer em casa a carga da bateria. “Eu carrego em casa usando esse kit que veio junto com o carro. Aqui em Gramado já existem alguns pontos de carregamento. Tem locais gratuitos, mas é carga lenta, que demora de 6h a 7h. Tem um lugar que tem carga rápida, em 40 minutos tá carregado, mas pra isso existe um custo”, explica.

Isenção de outorga para serviço de táxi com carros elétricos
Nesta semana, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana abriu Chamada Pública para pessoas físicas interessadas na permissão para prestar serviço de transporte individual de passageiros por táxi para veículos enquadrados como Especial ou Adaptado, bem como os veículos de propulsão elétrica.
O objetivo é incentivar o uso de veículos de propulsão elétrica, uma vez que eles emitem cerca de 50% menos gases de efeito estufa do que os carros movidos a gasolina, e também o uso de veículos adaptados, que são necessários para o transporte de pessoas com dificuldade de locomoção, proporcionando mais conforto às pessoas com deficiência.
Serão concedidas cinco permissões para veículos de propulsão elétrica e duas para veículo adaptado e com acessibilidade, além de isenção de outorga e dispensa de processo licitatório para concessão de 10 anos.
Interessados em participar, devem realizar a entrega da documentação necessária até o dia 17 de março, na Prefeitura. O edital com todas as informações pode ser acessado no site da prefeitura de Gramado, dentro da aba de Licitações. Ou clicanco AQUI.
Uma tendência em ascensão no Brasil
O mercado de veículos leves eletrificados seguirá em forte crescimento no Brasil, e as vendas poderão passar de 150 mil unidades em 2024. Esta é a previsão da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que celebra os recordes de emplacamentos obtidos no ano passado.
O presidente da entidade, Ricardo Bastos, projeta um aumento de 60% nos emplacamentos deste ano sobre os já excelentes números de 2023 – que chegaram a 93.927 unidades. “O veículo elétrico já caiu no gosto do consumidor brasileiro, e essa tendência se confirma ano após ano”, disse Bastos.
Em sua avaliação, o mercado de eletrificados seguirá num ritmo intenso mesmo com o aumento do Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos anunciado pelo governo federal a partir de janeiro deste ano. A retomada da cobrança de impostos de importação para veículos elétricos e híbridos foi anunciada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, sendo que a mudança já vigora desde o dia 2 de janeiro.
Segundo Alckmin, essa retomada dos impostos vai ajudar a compensar o programa de “Mobilidade Verde e Inovação (Mover)”, que incentiva a produção de veículos elétricos em solo nacional.
PROGRAMA MOVER – “A eletromobilidade já é um fenômeno irreversível também no Brasil”, afirma Ricardo Bastos. Ele acredita que o Programa Mover-Mobilidade Verde e Inovação, anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços no final de dezembro, contribuirá para dar um sólido horizonte de crescimento ao mercado e aos investidores.
“Minha avaliação é que teremos boas surpresas a partir deste ano, com mais empresas anunciando planos firmes de produção de veículos elétricos no Brasil, atraídas pelos incentivos à eletromobilidade previstos no Mover”, destacou disse.
Outras medidas governamentais importantes são os incentivos diretos ao consumidor que já estão sendo concedidos pelos governos estaduais, especialmente com alíquotas diferenciadas de IPVA e ICMS.
Por serem mais caros que seus equivalentes com motor a combustão, os carros elétricos recebem incentivos em diversas partes do mundo. No caso do Brasil, alguns estados optaram pela redução parcial ou mesmo isenção total do imposto de propriedade para os veículos eletrificados.
O Rio Grande do Sul oferece isenção do IPVA para carros elétricos desde 1996, sendo um dos estados pioneiros na iniciativa. No entanto, os veículos híbridos não são elegíveis para a redução da alíquota e pagam os mesmos 3% que os demais modelos a combustão.
70% DE INTENÇÃO – Um levantamento recente mostrou que o nível de intenção de compra de carros dos consumidores brasileiros é de 70%. Ou seja, bem maior que a média global, que fica na faixa dos 44%. Os dados são do Índice de Mobilidade do Consumidor, da consultoria EY.
A pesquisa ainda mostra as preferências do consumidor brasileiro. Sem surpresas, os SUVs disparam na frente representando 37% do interesse. Em seguida, vem os sedãs (34%), hatchbacks (14%) e picapes (7%). Aliás, esses sãos os dados mais próximos da média global, sendo: SUVs (39%), sedans (32%), hatchbacks (16%) e picapes (4%).
Mesmo em expansão, existe o receio dos compradores com relação às estações de carregamento.
PLUG-IN – E o comprador continuará a dar preferência aos veículos plug-in (com recarga externa das baterias), que são mais econômicos e têm maior eficiência energética. “Acredito que em 2024 o mercado seguirá a mesma evolução do final do ano passado, optando por tecnologias de zero ou baixa emissão, com um mix em torno de dois terços de veículos plug-in (PHEV e BEV) e um terço de híbridos convencionais (HEV)”, observa Ricardo Bastos.
Essa tendência já tinha ficado clara nos números de 2023 e deve se consolidar em 2024. Segundo a ABVE Data, os veículos plug-in representaram 56% das vendas de eletrificados leves em 2023, com 52.359 unidades, superando os HEV a gasolina e HEV flex (41.568), que até 2022 dominavam o mercado.
Já em dezembro, os plug-in atingiram nada menos do que 70% das vendas totais de eletrificados (11.371, de um total de 16.279).
ESTATÍSTICAS
(veja quantos veículos elétricos foram emplacados no Brasil desde 2012)
2012: 117
2013: 491
2014: 855
2015: 781
2016: 1.091
2017: 3.296
2018: 3.970
2019: 11.858
2020: 19.745
2021: 34.990
2022: 49.245
2023: 93.927
TOTAL: 220.366
Fonte: Associação Brasileira do Veículo Elétrico
Carros elétricos mais baratos no Brasil

1º – Caoa Chery iCar – R$ 120 mil (autonomia de 197 km)
2º – Renault Kwid E-Tech – R$ 123,5 mil (autonomia de 185 km)
3º – JAC e-JS1 – R$ 127 mil (autonomia de 161 km)
4º – BYD Dolphin – R$ 150 mil (autonomia de 291 km)
5º – GWM Ora 3 – R$ 150 mil (autonomia de 300 km)
6º – Peugeot 8-2008 – R$ 160 mil (autonomia de 234 km)
7º – Hyundai Kona Electric – R$ 190 mil (autonomia de 252 km)
8º – Seres 3 – R$ 200 mil (autonomia de 206 km)
9º – Fiat 500e – R$ 215 mil (autonomia de 227 km)
10º – Peugeot e-208 – R$ 239 mil (autonomia de 220 km)
Carros elétricos mais vendidos em 2023 no Brasil

1º – BYD Dolphin GS 180EV – 5.971
2º – BYD Yuan Plus GL 310EV – 1.756
3º – Volvo XC40 6 Plus – 1.119
4º – BYD Seal AWD GS 590EV – 1.040
5º – BYD Dolphin P US 310EV – 841
6º – Volvo XC40 8 Ultimate – 682
7º – Volvo C40 8 Ultimate – 550
8º – GWM Ora 03 GT BEV63 – 529
9º – JAC E-JS1 – 477
10º – Mini Cooper SE – 396