REGIÃO – Uma agenda reuniu várias lideranças políticas da região Nordeste do Estado em Brasília na terça-feira (26). Na pauta, uma bandeira que unifica a região; a proposta de criação da Universidade Federal da Região Nordeste do estado.
A comitiva se reuniu com os ministros Camilo Santana da Educação, Paulo Pimenta do Ministério da Educação e Alexandre Padilha das Relações Institucionais. Foi entregue um documento com assinaturas de deputados, vereadores, prefeito e representantes de entidades. Nele, os motivos para que a Universidade Federal se torne uma realidade na região, que é a segunda em população e produção no RS.
A deputada federal Denise Pessôa (PT), que liderou a comitiva composta por representantes da Serra Gaúcha que esteve em Brasília, disse que o debate sobre a criação da universidade foi além do MEC.
“Foi uma reunião histórica e que levou este debate para o núcleo do governo. Já existe entendimento da força e da necessidade dessa demanda para a nossa região. O governo reconhece as condições do Nordeste Gaúcho e sabe que é possível. Existe recursos financeiros no PPA para o estudo de viabilidade desta universidade, saímos extremamente otimistas”, avaliou.
Já o Deputado Estadual Pepe Vargas PT, disse que a reunião com o Ministro foi importante e produtiva, mas que a mobilização na região precisa continuar. “O ministro se mostrou favorável à criação de novas universidades federais, entre elas a do Nordeste gaúcho. Já existe um estudo técnico sobre isso no ministério [da Educação], e pelo que ouvimos, o estudo é positivo para a criação desta universidade. A luta segue, reunindo cada vez mais lideranças da região que querem a implantação de uma universidade pública”, disse Pepe.
Nos 48 municípios que fazem parte da região, incluindo Canela e Gramado, são 67.698 jovens em idade para ingressar no ensino superior, a maioria pertence a famílias assalariadas e que não conseguem pagar um ensino superior em instituições privadas.
O projeto para a instalação de uma Universidade Federal já foi incluído no Plano Plurianual (PPA) do governo federal para o período 2024-2027, pelo relator, deputado Elvino Bohn Gass (PT), e a emenda já foi aprovada pela Comissão Mista de Orçamento. A região Nordeste do estado possui mais de 1.257.907 de habitantes, 11% da população do estado. A comitiva, além de deputados estaduais, federal prefeitos e vereadores reúne entidades regionais como Amesne e Coredes.
Na região
No dia 10 de novembro, ocorreu uma Reunião Pública na Câmara de Vereadores de Gramado, para sensibilizar e mobilizar a comunidade regional para que seja efetivada a criação da Universidade Federal na Serra. Na ocasião, foi apresentado um abaixo-assinado que visa coletar apoio popular à iniciativa. Além desta busca, Canela e Gramado também estão mobilizados para serem sedes de um campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).