GRAMADO – Aprendizado com laços de integração e amizades. Em quatro dias do curso gratuito de Introdução a Costura e Transformação das Peças e Vestuário, promovido pelo Gabinete da Primeira Dama e Senar em parceria com o Sindicato Rural de Gramado, que se encerrou na quinta-feira (14), além do conhecimento, uma nova família foi conquistada pelas 10 participantes.
A capacitação foi a última do ano. A maior parte das alunas, não tinham intimidade com corte e costura. Todo o ensinamento foi na sala subsolo do Gabinete. O local das instruções, um verdadeiro atelier, que teve como orientadora a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Elizete Mognon.
Ela explicou que as participantes aprenderam a confeccionar peças de reaproveitamento de tecidos e de roupas em desuso. E destacou, que muitas conseguem por meio dos cursos, incrementar a renda ou ingressar em um novo mercado de trabalho.
“O que elas aprendem aqui, aproveitam para incrementar a sua renda ou com o certificado auxilia em conseguir emprego. Elas evoluíram bastante, rápido. É bom ver a felicidade delas”, comentou.
Para Viviane Cardoso, diretora do Gabinete da Primeira Dama o curso vai além do aprendizado e citou da satisfação em vivenciar a alegria das participantes. “Muito feliz e gratificante em saber que este nosso trabalho ajuda no resgate da autoestima de muitas mulheres. Nós criamos vínculos com as pessoas que participam dos nossos cursos, vai além da qualificação. Muitas se livram da depressão participando aqui conosco”, revelou.
“Eu não sabia colocar uma linha na máquina”. Esta frase simboliza a força de vontade quando quer aprender da diarista Vanisia Prestes, 39 anos. Moradora do bairro Várzea Grande, ela se emocionou quando conseguiu ingressar no curso e da máquina de costura que foi em parte viabilizada com a ajuda de sua patroa.
“Para mim é um sonho o que está acontecendo. Minha patroa sabia que queria uma máquina, parte dela ganhei e outra ela vai me descontar aos poucos. Estou muito feliz! Daqui uns anos vou ter que parar com minha profissão, então porquê não costurar. Quero buscar novos cursos para que eu possa me aperfeiçoar”, disse ela que já tinha confeccionado um estojo, fronha de travesseio e uma bolsa.

Feliz com a oportunidade, Jandara Belaver, 65 anos, expressou que o curso foi um detalhe muito importante, mas que o principal para ela foi ter feito novas amizades e aprendido com as histórias de vida das colegas.
“Estou muito emocionada com tudo que está acontecendo e a humanização entre nós [alunas, instrutora e diretora do Gabinete] é o ponto alto do curso. Aqui todas têm igualdade no tratamento, impera a empatia e isso falta para algumas pessoas, mas aqui não”, finalizou.

Para mais informações sobre os cursos e atendimentos do Gabinete da Primeira Dama, pelos telefones: (54) 3286.7343 ou (54) 99943.1507.