GRAMADO – Aconteceu na tarde de sexta-feira (10), na Câmara de Vereadores, uma reunião que teve como pauta a criação de uma Universidade Federal na Serra Gaúcha. O encontro aconteceu na sede do Legislativo gramadense e contou com a presença da deputada federal Denise Pessôa e do deputado estadual Pepe Vargas, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT).
Além do presidente da Casa, Celso Fioreze (PSDB), estiveram presentes os vereadores Professor Daniel (PT), Cícero Altreiter (MDB), Joel Reis (Progressistas) e Renan Sartori (MDB), e o presidente do PT em Gramado, Gilnei Benetti, reforçando o compromisso da esfera municipal com o projeto da universidade. Tampam estiveram presentes representantes do PT de Canela para reforçar a mobilização regional.
Celso conduziu a reunião, evidenciando o apoio institucional da Câmara de Vereadores para criação da instituição de ensino superior. O presidente ressaltou a importância estratégica de uma universidade federal na região, falando dos benefícios educacionais e econômicos que a iniciativa pode trazer para Gramado e municípios vizinhos.
Além dos representantes políticos, a diretora da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, Neiva Giacometti, e a secretária da Educação, Simone Tomazelli, trouxeram suas contribuições para embasar a proposta da universidade.
Foi apresentado um abaixo-assinado, que visa coletar apoio popular à iniciativa. A participação ativa da comunidade, evidenciada pelo engajamento dos estudantes das escolas do município de Gramado, foi destacada como um fator fundamental para reforçar a tomada de decisão.