REGIÃO – A 4ª edição da Conferência Regional da Juventude com o tema: “Reconstruir no presente, construir no futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver” reunirá jovens de Canela, Gramado, Três Coroas, Igrejinha e Taquara. O evento é parte integrante, preparatória e eletiva da 4ª Conferência Estadual e Nacional de Juventude.
A atividade acontece nesta sexta-feira (29) no Centro de Cultura de Três Coroas, na rua Luís Volkart, 155, Centro das 19h30 às 21h30. A 4ª Conferência Estadual de Juventude do Rio Grande do Sul, será realizada em 26 de outubro, e a 4ª Conferência Nacional, entre os dias 14 e 17 de dezembro.
Para participar
De acordo com o Estatuto da Juventude, são jovens as pessoas de 15 a 29 anos. A atividade busca viabilizar o debate e proposições relacionadas a políticas públicas de juventudes, bem como a eleição de delegados e delegadas municipais à 4ª Conferência Estadual de Juventude do RS. Destaca-se que as conferências públicas são importantes espaços de participação popular e controle social, pilares fundamentais da democracia e do pleno exercício da cidadania pela sociedade brasileira.
Todos os jovens dos municípios abrangidos pela 4ª Conferência Regional de Juventude, bem como as demais pessoas envolvidas com políticas públicas de juventude são convidadas a participar. De modo a agilizar o processo de credenciamento, os interessados em participar devem efetuar o credenciamento prévio pelo link: https://forms.gle/1eSsQi4H8QNhJo1e7
Transporte saindo de Canela
A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação de Canela disponibilizará transporte aos que queiram participar da conferência, sendo necessário informar até o dia 27 de setembro, às 12h, pelo fone 54 99176-5925, o nome completo e número do RG para reservar lugar no transporte.
Conferência Regional
A Conferência Regional terá 12 eixos que nortearão os debates organizados pelos grupos:
- Eixo 1 – Do Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil;
- Eixo 2 – Do Direito à Educação;
- Eixo 3 – Do Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda;
- Eixo 4 – Do Direito à Diversidade e à Igualdade;
- Eixo 5 – Do Direito à Saúde;
- Eixo 6 – Do Direito à Cultura;
- Eixo 7 – Do Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão;
- Eixo 8 – Do Direito ao Desporto e ao Lazer;
- Eixo 9 – Do Direito ao Território e à Mobilidade;
- Eixo 10 – Do Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente;
- Eixo 11 – Do Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça;
- Eixo 12 – Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).