InícioGeralGramado e CanelaCorsan, Governo do Rio Grande do Sul e Ministério Público anunciam medidas...

Corsan, Governo do Rio Grande do Sul e Ministério Público anunciam medidas de auxílio a vítimas das enchentes no Estado

Tempo de leitura: < 1 minuto

ESTADO – A assinatura do termo de compromisso e detalhamento das iniciativas aos municípios do Vale do Taquari aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), em Arroio do Meio, com as presenças do vice-governador do RS, Gabriel Souza; da diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi e do vice-presidente de Operações da Aegea, Leandro Marin.

Após condições avaliadas junto ao Governo Estadual, Defensoria e Ministério Público Estaduais e prefeituras da região, para acolhimento das famílias atingidas foi elaborado um plano de isenção de tarifa em que a Corsan concederá aos municípios de Bom Retiro do Sul, Lajeado, Encantado, Roca Sales, Cruzeiro do Sul, Estrela e Arroio do Meio, severamente afetados pelas cheias.

O benefício contemplará, à população diretamente atingida, o desconto integral na próxima cobrança – referente ao consumo de setembro; aos clientes cadastrados no programa de Tarifa Social da Corsan e atualizados junto à Assistência Social desses municípios, a isenção de 100% será concedida pelos próximos três meses. Nesse sentido, haverá uma mobilização da empresa na identificação e registro de novos clientes ao programa.

Além da isenção da tarifa, nos imóveis que foram totalmente destruídos, a Corsan vai inativar, temporariamente, o ramal de abastecimento, suspendendo a cobrança até a reconstrução das residências.

O auxílio às cidades foi definido após avaliação junto às prefeituras da região e levantamento de georreferencia realizado pela empresa para identificar as áreas mais críticas e as necessidades pontuais. Dos 93 municípios que decretaram situação de calamidade pública junto ao Governo Estadual, 66 são atendidos pela Corsan, sendo que os sete beneficiados tiveram o sistema de abastecimento fortemente atingidos. Mais informações e dúvidas sobre o acordo devem ser 

Para a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, a Companhia tem um papel social junto à população e o momento pede a união de forças. “Nosso foco é o de auxiliar os municípios e as pessoas atingidas pelas cheias a se reerguerem. Para isso não estamos medindo esforços: nosso time está todo em campo trabalhando incansavelmente para auxiliar nas diversas frentes, seja recompondo o sistema, seja ajudando no abastecimento e no atendimento social e, agora, também propondo a isenção de 100% da tarifa para os que tiveram suas casas atingidas”, destaca.

Essas medidas complementam a série de ações que foram adotadas pela Corsan e a Aegea desde o começo das mobilizações em apoio às vítimas e cidades atingidas: reforço das equipes de atendimento; convocação de mergulhadores para desobstrução de equipamentos submersos; envio de caminhões-pipa para unidades de atendimento de saúde; uso de caminhões hidrojato para a limpeza de dutos e vias das cidades atingidas; doação de mil colchões, 5,1 mil kits de limpeza e seis mil toalhas para a Defesa Civil, além de um helicóptero que foi colocado à disposição para auxiliar no resgate de vítimas.

O Instituto Aegea também mobilizou parceiros e fornecedores de todo o país para integrar essa rede de solidariedade e ajudar na recuperação das cidades.

“Sensibilizados com a situação que os municípios enfrentam, e querendo apoiar os gestores e a população, entendemos que precisamos ir além da força-tarefa para o restabelecimento do serviço e da ajuda na reconstrução das cidades. Estamos propondo uma adequação de tarifa que respeita o momento, concedendo isenção do pagamento e inclusão de clientes na tarifa social. Para a Aegea, a relação institucional e de parceria com prefeitos, órgãos de controle e comunidades é fundamental em qualquer circunstância.”, reforça o diretor de Relações Institucionais da Aegea, Fabiano Dallazen.

A Corsan também está atendendo o município de Muçum, que não é abastecido pela Companhia, com caminhões caminhões-pipa para abastecimento de água potável e caminhões hidrojato para limpeza de ruas e imóveis. Também foram disponibilizados técnicos químicos para análise da qualidade da água e tratamento de poços, bem como profissionais para realizarem as instalações hidráulicas do Hospital Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido