GRAMADO – Fomento do turismo por meio do esporte. Mas além desta contribuição, a 3ª Copa Laghetto de Futebol Sub-16, também é um transformador de vidas. A competição foi lançada na manhã de quinta-feira (3) e ocorrerá entre os dias 12 e 17 de outubro. Além do Gramadense, estarão também na competição, Grêmio, Internacional, Juventude, Athlético-PR, Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo.
A competição chega em sua terceira edição, mas já deixa um legado. Atletas do Gramadense, oriundos de projetos sociais em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, com a vitrine proporcionada pela Copa, cinco atletas foram contratados por Grêmio, Botafogo e Atlético-MG. Semana passada, o atacante Kévin foi emprestado pelo Ceará, sendo que passou a ser observado, por meio da competição do ano passado.
“É uma grande oportunidade para os atletas e a Copa vem para agregar e é muito importante este intercâmbio e fortalece o esporte local”, disse Paulo Maragato, pai de um dos atletas do clube que está atuando atualmente no Botafogo.
Ligado ao Gramadense, por ter atuado por muitos anos na coordenação de futebol do clube, o secretário de Esportes e Lazer, Lucas Roldo destacou a Copa Laghetto como um fomento para o turismo e também pela contribuição social para o município.
“A competição agrega esportivamente e social. Muitos atletas estão atuando em outras equipes e já profissionalmente, são oriundos dos nossos projetos sociais. Gramado é referência no futebol, e entra no cenário esportivo de grandes clubes no país, e tem tudo para crescer ainda mais”, descreveu.
O secretário Nacional do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, José Luís Ferrarezi, falou diretamente para os atletas do Gramadense que estavam na cerimônia, para que valorizem o que estão recebendo por parte do clube e do poder público. Pontuou também a estrutura esportiva proporcionada pelo município.
“Temos muitas coisas a se debater no futebol, o que é pouco falado é o respeito entre os atletas. E vocês [atletas do Gramadense sub-16] valorizem o que estão recebendo, não conheço uma competição no Brasil, que oferece esta estrutura com hotéis, campos e este desenvolvimento social. Gramado está dando exemplo”, citando também a parceria público privado, em relação ao apoio da Rede Laghetto na competição.
O prefeito Nestor Tissot lembrou do legado da Copa de 2014 no Brasil, com o projeto iniciado da construção da Vila Olímpica, com a possibilidade na possibilidade de Gramado ser uma sub-sede do Mundial. Além disso, citou outra grande obra que são os investimentos no aspecto social do esporte para o município.
“A Copa do Mundo deixou um legado de estrutura e de vida para nós. Temos atualmente três mil crianças e adolescentes que participam de alguma atividade esportiva, nos bairros no turno inverso da escola. Vamos continuar investindo na área esportiva, agregando disciplina e com isso passam a ter mais responsabilidades. Estamos fazendo nossa parte que é dar condições a estes jovens serem cidadãos”, enfatizou o prefeito.
Estreia
Os jogos classificatórios serão disputados nos dias 12, 13 e 14 de outubro. A semifinal acontece dia 15 e a grande final dia 17. O Gramadense estreia na competição na Vila Olímpica, às 14h, diante do Grêmio no primeiro dia da Copa. Ambos estão no grupo B, junto com Flamengo e Atlético-MG. No grupo A estão, Internacional, Juventude, Palmeiras e Athlético-PR. O regulamento prevê que se classificam duas equipes de cada chave para as semifinais.
Confira abaixo a tabela completa:
Texto: Tiago Manique – [email protected]