CANELA – Assolando o mundo inteiro e causando problemas a todos, o Covid-19 começou a refletir no bolso dos trabalhadores da região que estão tendo seus contratos suspensos ou encerrados. O Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Canela – SETH está orientando os seus associados, com o auxílio do seu departamento jurídico, para que as empresas não prejudiquem seus funcionários. Atualmente o sindicato conta com um quadro de mais de 900 trabalhadores associados.
Conforme Luciano Hoff, presidente do sindicato, o objetivo é tentar impedir as demissões em massa neste momento, e reitera a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI por parte dos trabalhadores. “Gostaríamos que não tivesse que chegar ao ponto que o trabalhador fosse o mais prejudicado em tudo isso. Foi avisado ao governo que isso poderia acontecer, e não foi levado a sério. Hoje quem é o mais prejudicado não é só o turismo, mas todas as áreas econômicas da nossa região e de todo o Brasil. Se todos tomarem as devidas providências, talvez não tenhamos que ver pais de família tendo que encarar longas esperas atrás de um serviço pra poder se sustentar. Por isso queremos preservar o máximo de empregos que podermos na nossa região”, sublinha Hoff.
Ao negociar com as empresas suas demissões ou suspensões de contrato, Hoff pede que os trabalhadores observem o que estão assinando para que não saiam prejudicados. “Pode acontecer de tu achares que está assinando um acordo de suspensão, e estar assinando tua demissão. Procurem ler bem o que está escrito, e qualquer dúvida entre em contato com a gente”, salienta ele. O associado pode enviar uma foto do contrato ao sindicato que fará uma avaliação junto ao jurídico, e retornará rapidamente ao trabalhador para que ele não saia no prejuízo. “Esperamos que quando passe tudo isto, possamos retornar da melhor forma possível, com todos bem, para que todos os trabalhadores voltem o quanto antes para o serviço. Com a situação como está, estamos preocupados com as pessoas que tem filhos pequenos e pagam aluguel (…) Teu filho chegar em ti e dizer que quer um doce e tu não ter dinheiro pra comprar, não é fácil”, destaca.
MENSAGEM PARA O DIA DO TRABALHADOR
“Queríamos estar comemorando mais um dia do trabalhador, e proporcionando uma festa para eles. Hoje não podemos estar juntos, mas futuramente vamos poder estar e comemorar mais um dia dedicado aos trabalhadores”.
O Sindicato está desde a terça-feira (24), com os atendimentos presenciais suspensos por tempo indeterminado por conta da pandemia. Os atendimentos e dúvidas trabalhistas podem ser direcionados aos fones (54) 9.9690-8619 e (54) 9.9938-7876, ou pelo e-mail [email protected].