Ação visa evitar situações já registradas em outras cidades (Foto Gisele Campeol, Divulgação, Banco de Dados)
A Secretaria Municipal da Saúde iniciará, na próxima semana, a testagem de idosos residentes em casas asilares e os profissionais que atuam nesses locais que estejam com sintomas gripais. O Município recebeu 1,8 mil testes do Ministério da Saúde e seguirá as orientações do órgão para uso do recurso.
Até agora, eram testados profissionais da saúde e da segurança com sintomas gripais e pacientes em internação hospitalar por síndrome gripal. "Esta ação visa evitar situações que ocorreram em outras cidades. Elaboramos um plano, orientações de como isolar o paciente, questão de notificação e outras informações caso aconteçam situações positivas", explica a diretora da Vigilância em Saúde e médica infectologista, Andréa Dal Bó.
Máscaras em qualquer ambiente
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul defende a utilização de máscaras de proteção individual em todos os ambientes fechados e ao ar livre na cidade. Oficialmente, o grupo parlamentar pediu à Prefeitura que determinasse a obrigatoriedade da prática.
O posicionamento foi deliberado em reunião de trabalho, realizada na tarde de quarta-feira, 29. Os membros sugeriram a adoção de máscaras caseiras. Solicitaram que, na medida do possível, as pessoas fiquem em casa, como forma de prevenção à Covid-19, por meio do isolamento social.
Dentre os confirmados, mais de 70% estão curados
Com mais três casos confirmados, Caxias do Sul chega a 52 pacientes infectados pelo coronavírus. Mas também cresceu o número de curados. Foram seis na quarta-feira, 29, totalizando 38 liberações, o que representa mais de 70% do total de positivos. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, ainda há 16 pacientes aguardando resultado e 315 testes foram descartados para a doença.
Os novos casos são de um homem, de 30 anos; e duas mulheres, de 26 e 53, ambas profissionais da saúde. Dos 52 casos, 25 são homens, entre 15 e 79 anos, e 27 mulheres, entre 20 e 96 anos. Do grupo, 27 atuam na saúde.
Na quarta havia 10 pacientes internados em unidades de tratamento intensivo, sendo quatro positivos e seis suspeitos. Outros nove estão em leitos de enfermaria, sendo um confirmado e oito suspeitos. Dos 14 pacientes confirmados em tratamento, nove estão em isolamento domiciliar. A ocupação de leitos de unidades de tratamento intensivo mantidos pelo SUS é de 94%, equivalente a 32 unidades. No setor privado, a ocupação é de 56%, com 37 leitos.