NOVA PETRÓPOLIS – A Polícia Civil coordenada pelo Delegado Fabio Idalgo Peres deu apoio ao cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela comarca de São Miguel do Oeste, de Santa Catarina, no interior de Nova Petrópolis.
A investigação realizada pela Delegacia de Crimes contra a Intolerância atua contra a movimentação de grupos que praticam apologia ao nazismo. Em uma das residências localizada na área rural de Nova Petrópolis a esposa de um dos alvos, que não estava em casa, efetuou um disparo de arma de fogo contra os policiais. A arma estava legalizada, e ela foi autuada em flagrante por resistência e arbitrada uma fiança de um salário mínimo.
Na casa foram apreendidos diversos materiais de apologia ao nazismo e grupos paramilitares. O DEIC/SC conduz a investigação.
A apologia ao nazismo é crime e está previsto na Lei 7.7716 de 1989. Confira:
§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97).