Estudantes do curso de Moda da UCS confeccionam máscaras para doação ao Hospital Geral (Foto Bernadete Venzon)
O novo decreto da Prefeitura de Caxias do Sul torna obrigatório o uso de máscaras de proteção no transporte coletivo e em todos os estabelecimentos comerciais, seja pelos funcionários como pelos clientes. Desde o início da pandemia do coronavírus, o produto tem oferta escassa diante da forte demanda, além de os preços terem sofrido reajustes expressivos. Com a nova determinação, a situação tende a se complicar ainda mais.
A solução pode vir de iniciativas voluntárias que começam a se tornar mais consistentes no município. Um dos exemplos recentes vem do Diretório Acadêmico do curso de graduação em Moda da Universidade de Caxias do Sul. Desde o início desta semana, um grupo de 10 alunos participa de um mutirão para a confecção de máscaras a fim de ajudar a conter a propagação do novo coronavírus.
O resultado da produção será doado ao Hospital Geral para uso da comunidade que acessa os ambientes da instituição. Apesar de não profissionais, as máscaras seguem as especificações técnicas e modelagem recomendadas às necessidades de uso, e serão higienizadas antes de entregues ao hospital. "A iniciativa parte da disponibilidade, parceria e boa vontade do diretório e dos acadêmicos para contribuir no enfrentamento à pandemia", destaca a professora Mercedes Lusa Manfredini, coordenadora do curso de Moda.
Rede solidária
Entidades estudantis, sindicatos, associações de moradores e demais parceiros lançaram o projeto Rede de Máscaras Solidárias Caxias. O objetivo é contribuir no combate à crise sanitária, social e econômica por meio da coordenação de uma rede de parceiros responsáveis pela coleta de materiais, confecção e distribuição de máscaras para entidades que as demandem. Para ajudar, é possível doar o material necessário para confecção de máscaras, como TNT, tecido, elástico ou linha de costura, nos postos de arrecadação.
MAIS INFORMAÇÕES
Facebook Máscaras Solidárias Caxias
Instagram @cxs_mascaras
Twitter @cxs_mascaras
E-mail [email protected]
9 9920.4877 (Sindicato dos Metalúrgicos)
9 9156.8526 (Sindicato dos Comerciários)
9 9628.3768 (União das Associações de Bairros
9 9107.1526 (Senalba)
9 8121.5883 (Diretório Central de Estudantes da UCS)
9 9199 7730 (Andressa)
Parceria entre ateliers
Um lote de máscaras e jalecos já foi entregue a segmentos da comunidade (Foto Sara Boeira, Divulgação)
Os ateliers Sara Boeira e Feito à Mão estão à frente de um grupo organizado com ex-alunas e conhecidos da área de corte, costura e de modelagem na produção de máscaras e jalecos para doação durante a pandemia do coronavírus. Os locais que estão recebendo as doações são os hospitais Geral e Pompéia, mercados de bairro, farmácias, padarias e pessoas que solicitam. Para quem quiser comprar, as organizadoras pedem uma contribuição para a aquisição de material e auxílio na locomoção para serem fabricados. Também aceitam doação de materiais, como tecido TNT, elástico de até 1 cm, linhas e fios, além de valores em espécie.
COMO AJUDAR?
– Aquisição de máscaras e jalecos
– Doação de quantia em espécie
– Doação de materiais
COMO CONTATAR?
– Instagram: @ateliersaraboeira e @feitoamaocaxias
– Facebook: Fan Page Sara Boeira Atelier e Atelier Feito à mão – Design Infantil
– WhatsApp: (54) 9 8167.7871 e 9 8100.0262