GRAMADO – O empresário e político gramadense, Jorge Drumm anunciou na quarta-feira (7) pela manhã, a sua desfiliação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Pelo partido, Drumm foi eleito vereador em Gramado no ano de 2004, suplente de deputado estadual em 2010 e ocupou cargos importantes no governo do estado, como a presidência da extinta Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag) e a Secretaria de Turismo durante a gestão da governadora Yeda Crusyus.

O agora ex-tucano também concorreu ao cargo de vice-prefeito em 2016, ao lado de Pedro Henrique Bertolucci. Na ocasião, os dois acabaram derrotados pelos adversários, Fedoca e Evandro, por uma diferença de 62 votos. Em 2022, Jorge Drumm disputou novamente uma vaga na Assembleia Legislativa, fazendo 11.026 votos, sendo 5.602 votos conquistados em Gramado, o que demonstra um retorno de Jorge Drumm ao jogo político da cidade.

“A vida é feita de ciclos, assim é na família, nas relações e também na política. E hoje [quarta-feira (7)] eu optei por encerrar o meu ciclo com o PSDB aqui de Gramado. Acima de tudo tenho muita gratidão e muito respeito com as amizades que conquistei nesse longo caminho”, lembrou Jorge Drumm.
“Ficam alguns sentimentos de decepção e frustação com o partido, principalmente a nível nacional e estadual, mas sou muito grato aos amigos que fiz em Gramado com a sigla”, afirmou Jorge, que é conhecido pelos amigos como o “alemãozinho da ‘marconda’”, por ter nascido na Linha Marcondes, interior do município.
Em sua carta de desfiliação, encaminhada ao presidente do PSDB em Gramado, Celso Fioreze, Drumm afirma que o partido perdeu sua identidade. “Perdemos totalmente o conceito, a essência e a identidade que tínhamos no passado. E, por mais que eu tenha tentado e resistido na desfiliação, não existe mais clima para permanecer no partido”, afirmou.
Outro ponto destacado pelo empresário foi a condução do PSDB a nível nacional, que hoje é liderado pelo Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. “Sou muito grato a todos os meus colegas tucanos de Gramado. Mas, não posso mais compactuar com a maneira que o PSDB está sendo conduzido, principalmente a nível estadual e nacional. Sei que a amizade e o respeito com os colegas tucanos de Gramado permanecerá para sempre”, finalizou Jorge Drumm.
Questionado pela reportagem sobre o futuro político, Jorge afirmou que dará um tempo de algumas semanas para decidir com calma, mas afirmou: Logo logo teremos novidades para vocês.
Texto: Gabriel Bremstrop
LEIA TAMBÉM: