[imagem-01]
Mais de 1,5 mil pessoas foram abordadas no fim de semana (Foto SSPPS, Divulgação)
Caxias do Sul começa a quinta semana de convivência com a Covid-19 com números estáveis de casos confirmados, que se mantêm em 34 desde a quinta, 9. Destes, 13 estão recuperados. A Secretaria da Saúde ainda registra 28 suspeitos, número que vem se reduzindo a cada nova atualização, e 189 descartados. Entre os casos positivos, 10 tinham critério de viagem internacional ou contato com caso confirmado, 21 são profissionais de saúde e três estavam internados por síndrome respiratória aguda.
Dos pacientes com teste positivo, três estão internados em unidades de tratamento intensivo (UTIs) e um em leito hospitalar. Os demais encontram-se em isolamento domiciliar. Dentre os suspeitos, há quatro em UTIs e 13 em leitos hospitalares. Dos 34 casos confirmados, 17 são homens, entre 15 e 79 anos, e 17 mulheres, entre 20 e 59 anos. A maioria, 21, é de profissionais da saúde.
De acordo com a secretaria, a ocupação de leitos do SUS é de 73,5%, correspondendo a 25 unidades. Há, ainda, nove vagos e novos leitos aguardam portaria de habilitação.
A secretaria também informou sobre a distribuição dos casos confirmados pelas regiões de Caxias do Sul. Dos 34 confirmados, 18 se concentram em seis regiões. Santa Catarina e Madureira têm quatro cada; Exposição e Ana Rech, três; e Cruzeiro e Cristo Redentor, dois.
Outra informação é sobre a taxa de incidência da doença. Em Caxias do Sul é de 6,7 casos para cada 100 mil habitantes, maior que a taxa do Rio Grande do Sul, de 5,4, e do Brasil, de 5,7.
Segurança intensifica campanha “#Fiqueemcasa”
A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social organizou uma ação de conscientização mais efetiva, em parques e praças de Caxias do Sul, no fim de semana. Segundo o diretor da secretaria e coordenador da Defesa Civil, Alexandre Bortoluz, o grande movimento de pessoas nas ruas foi à tarde. "Alertamos por onde passávamos com auto faltante e sirenes das viaturas e conseguimos abordar pessoalmente cerca de 1.500 pessoas, em 20 diferentes locais da cidade", assinala
A ação é resultado de muitas pessoas se aglomerarem nos parques e praças em virtude do bom tempo. Neste final de semana, outro objetivo era orientar as pessoas em filas em virtude das compras de Páscoa. Os agentes distribuíram folders da campanha sobre a importância do uso das máscaras e que ensina como confeccionar uma caseira. A ação envolveu fiscais de trânsito, Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Instituto Geral de Perícias.