GRAMADO – Duas décadas de história ajudando na formação social e de educação de muitas crianças, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequenos Gigantes completou 20 anos no dia 24 de abril, mas naquela oportunidade se chamava Dr. Carlos Nelz, II, situada na rua São Marcos.
O primeiro diretor foi Carlos Gilberto Cidade Araújo. Já em 2016, a instituição passa a se chamar de Pequenos Gigantes e 2020, inaugurou a nova estrutura em sede própria. A professora Joseane Becker dos Santos, foi a segunda diretora da escola e segue atuando na instituição, mas sem cargo diretivo e se recorda do período que iniciou as atividades da escola.
“Foi um início com crescimento bem gradativo, tivemos muito auxílio dos pais, lembro que abria e fechava a escola, mas tudo isso foi gratificante e hoje estamos no paraíso. Me orgulha de ver que quando começamos a escola, aquelas crianças da época, hoje são dentistas, médicos, entre outras profissões”, descreveu.

Desde 2017, Marcelo Carasai da Silva está na direção da escola e citou deste desafio de gerir uma instituição de ensino que conta com 42 profissionais em sua totalidade. “A gestão é desafiadora. Não é uma turma específica e sim toda escola. Estamos aqui para servir a comunidade e contamos sempre com a parceria dos pais, empresas e da Prefeitura de Gramado”, comentou.
Daniele Birck é a vice-diretora da instituição que conta com 106 alunos com idade de quatro meses a cinco anos divididos em três turmas de berçário, quatro de maternal e duas de pré que frequentam a escola em turno integral, além do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com atendimento uma vez por semana para crianças em inclusão.
A educadora mencionou de todo o processo pedagógico, que além das atividades dentro da sala de aula, também destacou a importância no aprendizado com atividades externas. “Nós seguimos as diretrizes curriculares, mas também com atividades externas com os alunos saindo da sala de aula com a proposta de ir para o meio natural. Estas ações aguçam a curiosidade das crianças, então é muito importante esta linha de estudos”, comentou.
Participação da comunidade
Para o bom andamento de todo o processo escolar, a escola Pequenos Gigantes conta com o Círculo de Pais e Mestres (CPM), que tem como presidente Tiago Trindade. Ele comentou do papel essencial do CPM de representatividade dos pais junto com a escola auxiliando na organização e contribuindo com projetos escolares.
“Integramos as discussões, auxiliamos a escola no incremento das promoções e temos uma comunidade escolar participativa e isso é muito importante. No entanto, sempre aprendi que escola auxilia diariamente os alunos, mas educação é com os alunos”, pontuou.

Festa de aniversário
Duas décadas de história foram comemorados. A Escola Pequenos Gigantes realizou uma festa que integrou professores, pais, alunos e toda a comunidade, no sábado (3), no ginásio esportivo da Escola Maximiliano Hahn, bairro Carniel.
Texto: Tiago Manique – [email protected].