Equipamento é vital para a proteção dos agentes que atendem pacientes com a doença (Foto Andreia Copini, Divulgação)
A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul iniciou campanha para que a população, se necessitar sair de casa, utilize máscaras caseiras. O objetivo é que as máscaras cirúrgicas, modelos N95 e PFF2, sejam destinadas aos profissionais de saúde, que atuam diretamente no atendimento de pacientes com o vírus.
A máscara de tecidos deve ser de uso individual e não compartilhado. O tempo de uso contínuo não pode exceder duas horas. Após esse período, deverá ser substituída e lavada. O ideal é que cada pessoa tenha, pelo menos, duas unidades. A orientação é sair sempre com pelo menos uma reserva e, junto, levar uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.
A secretaria destaca que a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que tenha pelo menos duas camadas de pano. Deve ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca, garantindo que o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz.
O cuidado para retirar a máscara deve ser redobrado. O acessório deve ser retirado do rosto sem tocar diretamente no tecido e colocado no interior de um envelope de papel ou saquinho plástico. A peça jamais deve ficar solta na bolsa ou largada sobre a mesa depois do uso.
A limpeza deve ser feita com água e sabão ou uma solução de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água comum. A peça deve ficar de molho por 10 minutos. Após seca, deve ser passada em uma temperatura adequada para algodão, garantindo melhor esterilização do item. Em www.caxias.rs.gov.br há moldes para fazer sua própria máscara.
Estabilidade nos números
O número de casos confirmados de Covid-19, em Caxias do Sul, subiu para 32 na atualização feita pela Secretaria da Saúde, na quarta, 8. Destes, 11 estão curados. São 16 homens, com idades entre 15 e 79 anos, e 16 mulheres, entre 20 e 59 anos. O maior grupo é formado por profissionais da saúde, 19.
A secretaria ainda tem notificados 32 suspeitos e 158 descartados. Há 10 pacientes internados em unidades de tratamento intensivo (UTIs), sendo três positivos e sete suspeitos. Além deles, três pacientes confirmados e seis suspeitos estão em leitos hospitalares. O exame do homem de 65 anos, que foi atendido e faleceu na UPA Zona Norte no domingo, 5, atestou negativo para coronavírus.
HG abrirá 10 novos leitos de UTI
A partir de segunda, 13, devem estar liberados para uso mais 10 leitos de unidades de tratamento intensivo (UTIs) adulto no Hospital Geral (HG) em auxílio ao enfrentamento do novo coronavírus. Os aparelhos foram destinados pela Secretaria da Saúde do Estado. Os leitos serão instalados na sala de recuperação do bloco cirúrgico. Entre outros equipamentos, os leitos contam com camas hospitalares, ventiladores pulmonares, monitores de beira de leito, cama bomba para mediação e bomba para dieta.