GRAMADO – Na manhã da última sexta-feira (5), o prefeito Nestor Tissot (Progressistas) concedeu uma entrevista exclusiva para a Rádio Integração Digital, onde abordou diversos assuntos referentes ao desenvolvimento da cidade e a conjuntura política visando as eleições de 2024. O bate-papo foi conduzido pelo colunista político e diretor do JI, Cláudio Scherer e o acadêmico de jornalismo Gabriel Bremstrop.
Nestor iniciou relembrando o alto número de estradas asfaltadas pelo interior do município e as obras de mobilidade urbana que somam cerca de 50 quilômetros incluindo as que estão para serem encerradas até fechar o terceiro ano da gestão. “O asfalto no interior beneficia todo o município. As pessoas começam a montar negócios em função do asfalto, se não tem asfalto não tem desenvolvimento na cidade. É qualidade de vida e mobilidade urbana para todos”, salientou Nestor, afirmando que o asfaltamento da Linha Ávila até a ERS-235, na Linha Araripe, é uma das obras de mobilidade urbana mais importantes de Gramado.
Questionado sobre as críticas feitas pela oposição, que alega que a atual gestão do município só faz asfalto, Nestor aproveitou para “cutucar” os adversários. “Esses que dizem que é só asfalto não tem nem tempo de ver todas as pavimentações de tantas que estamos fazendo. E perguntem aos moradores o quanto isso está beneficiando a comunidade”, sugeriu o prefeito.
Hospital Arcanjo São Miguel
O prefeito afirmou que muitas melhorias foram realizadas desde a intervenção por parte da Prefeitura na Casa de Saúde. Entre os números apresentados, chama atenção a quantidade de cirurgias realizadas no primeiro trimestre deste ano, que somam 1.219, um aumento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado. Naquela semana o prefeito havia visitado o São Miguel e se disse satisfeito com o que viu de inovação que está sendo usada na gestão. “Fiquei muito feliz com o que vi, porque está sendo realizado um trabalho sério e comprometido pelo interventor Carlos Gober Libardi e pela diretora assistencial Franciely Morales Schneider, que visa dar cada vez mais agilidade e qualidade aos atendimentos da população”, disse Nestor.
Sobre o prazo para a finalização da intervenção o chefe do Executivo lembrou que ela pode ser revista a qualquer momento, mas que por estar na mão do prefeito isso o tranquiliza. “É claro que precisamos encontrar uma solução para o hospital, mas por estar em nossa mão isso nos deixa tranquilos”, lembrou.
Nestor também afirmou que teve uma conversa séria com os interessados na compra do hospital Arcanjo São Miguel. “Eu conversei sério com o Henrique [um dos interessados em negociar a instituição de saúde] e disse que se ele está interessado apenas no terreno do hospital pode ir tirando o ‘cavalinho da chuva’. Nós queremos um hospital novo, depois ele pode pensar no terreno”.
Outro ponto que Nestor destacou foi a possibilidade de a Prefeitura adquirir o hospital. “Com a demora na negociação e os bons números apresentados pela gestão do nosso interventor, eu não descarto a possibilidade de que a Administração Municipal compre o hospital”, disse o prefeito.
Vagas nas creches e servidores da Educação
O ensino público também foi tema da conversa exclusiva com o prefeito de Gramado. Nestor fez questão de salientar o esforço para diminuir a fila de espera nas escolas de educação infantil. “A educação teve muitas melhorias. Criamos mais de mil vagas de creches, por mais que alguns contestem esses números, é só ir lá ver. Os números e informações estão disponíveis na Secretaria de Educação e lá mostra onde as vagas foram abertas entre instituições públicas e privadas”, disse.
Outro ponto referente à educação que Nestor fez questão de falar foi o desligamento dos servidores aposentados, que afetou diretamente a rede de ensino do município. “Tem pessoal dizendo que eu coloquei cargos de confiança nos lugares dos aposentados. É mentira! Os aposentados foram desligados porque precisamos seguir uma legislação federal e não tivemos alternativas. O meu desejo não era demitir nenhum servidor e quem vai assumir essas vagas na educação são servidores concursados”, disse Tissot.
Secretaria da Fazenda é exemplo para outros municípios
Ao falar sobre o aumento do orçamento do município desde que iniciou o seu terceiro mandato como prefeito, Nestor parabenizou o trabalho da secretária da Fazenda, Sônia Molon. “A secretária e sua equipe vêm fazendo um excelente trabalho. Alguns dias atrás ela palestrou na Marcha dos Prefeitos, em Brasília, para mostrar às outras cidades um case de sucesso nosso”, lembrou o prefeito.
Esse case se trata sobre a retenção de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Na prática, a cidade aplicou uma lei já existente que faz com que as empresas licitadas paguem seus impostos em Gramado e não na cidade de origem.
Nestor vai concorrer em 2024
Questionado sobre as eleições municipais do próximo ano, Nestor não titubeou. “Na minha cabeça está que nós vamos de novo. Eu e o Luia vamos enfrentar as urnas novamente, não tenho o porquê esconder isso”.
Nestor também lembrou sobre os problemas de saúde que enfrentou que poderiam tirá-lo do próximo pleito eleitoral. “Lá atrás diziam que eu não poderia concorrer por causa de problemas jurídicos, não só concorri, como ganhei, e ganhei bem a eleição. Aí diziam que eu não iria assumir e se assumisse cairia na metade do governo. Pois bem, aqui estamos firmes e fortes. Agora querem dizer que não vou por problemas de saúde, mas eu estou bem e vamos encarar”, disse confiante o prefeito.
Cargos de confiança
Para defender o projeto que tramita na Câmara de Vereadores sobre a criação de mais cargos de confianças, os CCs, Nestor utilizou como argumento o crescimento da cidade e a alta demanda nas Secretarias. “A cidade cresce, se desenvolve e precisamos de gente que possa executar os trabalhos. Estamos criando vagas de CCs, mas também estamos chamando um novo concurso público, no mesmo projeto. Esses cargos de confiança e os concursados são importantes para o bom andamento dos trabalhos e que a população seja bem atendida nas demandas que solicita ao Poder Público”, afirmou.
Nestor lembrou que, por uma iniciativa do Governo, está economizando valores com cargos de alto escalão que ainda não foram preenchidos. “O Luia é Vice-Prefeito, Chefe de Gabinete e Secretário de Turismo e não acumula salário. O Rafael Ronsoni é Secretário de Agricultura e de Obras, olha quanto economizamos nesse lado”, pontuou.
Férias
Nestor Tissot está de férias desde o dia 10 e volta no dia 21 deste mês. Junto com a família, o líder do executivo está nos Estados Unidos em viagem que já estava programada há algum tempo.
O vice-prefeito, Luia Barbacovi, é quem assumiu o comando da Prefeitura até a volta de Nestor. Nesse período, Luia acumula os cargos de prefeito, vice-prefeito, chefe de gabinete e secretário de Turismo.
Texto: Gabriel Bremstrop