REGIÃO – Fumantes correm mais riscos diante da pandemia de coronavírus. Quem explica é a doutora em Ciências Pneumológicas, doutora Simone de Leon Martini, que tem consultório em Gramado. Os fumantes, ou tabagistas, correm mais riscos caso sejam infectados pelo coronavírus pois a covid-19 causa doenças respiratórias. “O hábito de fumar está relacionado a muitas doenças, de vários tipos de câncer, como pulmão, boca, esófago, laringe e bexiga, por exemplo”, explica a pneumologista. “Um dos principais mecanismos de defesa que a nossa via aérea tem é o movimento ciliar. O tabagismo atua na via aérea diminuindo este movimento. Assim, o fumante tem muito mais infecções respiratórias, e estas tendem a ser mais graves”, explica.
COVID-19 – A doutora Simone explica que o coronavírus causa uma graves problemas respiratórios e que os estudos apontam que a doença causada pelo vírus foi mais agressiva em pacientes com histórico de tabagismo. “A doença causada pelo coronavírus é uma destas doenças que atinge o sistema respiratório. Os estudos que temos no presente momento evidenciam que os pacientes mais graves da doença eram fumantes”.
PARANDO DE FUMAR – Hoje há muitos tratamentos para parar de fumar, como explica a doutora. “Há tratamento para parar de fumar. Claro, sempre primeiro o paciente precisa querer”,explica enfatizando que a força de vontade é extremamente necessária para se livrar do vício que atinge uma significativa parte da população. “Partindo deste princípio, e com o apoio familiar, se tornar um ex-fumante é possível, diminuindo o risco de infeções respiratórias bacterianas e virais”, explica. Acompanhamento médico e auxílio de grupos de apoio também ajudam no tratamento do tabagismo.
PARA ENTENDER MAIS: O BATIMENTO CILIAR(pode tirar se ficar grande)
Os cílios são apêndices finos, semelhantes a cabelos com O,25 micrometros de diâmetro, contendo no seu interior um feixe de microtúbulos. Eles estendem-se a partir da superfície de muitos tipos de células e são encontrados na maioria das espécies animais, em muitos protozoários e em algumas plantas inferiores.
A função primária dos cílios consiste em movimentar fluido sobre a superfície celular ou deslocar células isoladas através de um fluido. Nas células epiteliais que revestem o trato respiratório humano, um número gigantesco de cílios (mais de cempor centímetro quadrado) limpa as camadas de muco contendo partículas de poeira e células mortas em direção à boca, onde serão engolidas ou eliminadas.