InícioNotíciasComunidadeSão Chico decreta emergência por conta da estiagem

São Chico decreta emergência por conta da estiagem

Tempo de leitura: < 1 minuto

SÃO FRANCISCO DE PAULA – A severa estiagem que minguou arroios, secou vertentes e açudes motivou o prefeito Marcos Aguzzolli a decretar estado de emergência em toda a área rural do município. A seca está afetando diretamente a produção agrícola. O decreto foi assinado sexta passada (27).

O decreto 1923/2020 prevê a atuação da Defesa Civil no caso e autoriza a construção de estrutura física para captação de água em nascentes, arroios, rios e banhados, visando a proteção e o atendimento das necessidades básicas das famílias rurais.

O secretário de Agricultura, Rafael Marques, destaca que o decreto de estado de emergência acaba sendo uma medida legal de ajuda, principalmente, ao produtor rural. “Esperamos que este decreto possibilite o acesso à água para as pessoas que moram na zona rural. Quem tem sua principal fonte de renda nos animais e na plantação está sofrendo muito com a escassez de água. Este também é instrumento legal que possibilitará que os pagamentos para instituições financeiras e revendas de insumos sejam flexibilizados, dando um fôlego extra para esse produtor”, explica.

Os produtores rurais sofrem com a estiagem desde dezembro de 2019. Estre as culturas mais afetadas está a produção de batata, de milho, soja, pastagem eolerícolas. Mais da metade da receita municipal advém da produção primária, além de ser a principal fonte de renda de quase todas as famílias que moram na zona rural. A Ematerrealiza um trabalho de acompanhamento com esses produtores e a partir de um estudo realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura sobre o impacto da seca, emitiu o laudo que baseia o decreto municipal.

A Prefeitura trabalha para sanar a falta de água nas comunidades rurais desde 2017. Além de um novo contrato com a Corsan, em que a empresa é obrigada a disponibilizar água em três dos principais distritos do Município (Juá, Eletra e Cazuza Ferreira), dois poços artesianos foram perfurados e outros dois regularizados. O projeto agora deve receber expansão.

 

SISTEMA SALTO –Para Canela e Gramado, que dependem do recurso hídrico do Rio Santa Cruz para o abastecimento de água de suas comunidades, a preocupação cresce conforme os níveis das barragens do Sistema Salto descem. O sistema é interligado, a barragem Divisa abastece o Blang, que irriga o Salto. As duas primeiras estão com os níveis bem abaixo do normal, especialmente o Blang.

Canelenses que conhecem o sistema confirmam que não é comum ver o Blang com os níveis tão baixos. “Eu conheço o Blang há 25 anos e vi a barragem secar bastante uma vez, mas não tão seco como agora. Não vai ser fácil recuperar”, observou Joel Pinto.

Nesta semana a Corsan emitiu um comunicado dizendo que o Poço da Faca, onde é feita a captação para tratamento e posterior fornecimento, está suprindo a necessidade, mas reforçou a importância de reeducação com os hábitos de uso de água e adotar medidas que evitem o desperdício.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido