REGIÃO – Nesta segunda-feira (17), grupos de WhatsApp repercutiram uma notícia falsa (fake news) sobre um atentado a uma escola de Canela. Por volta de 9h da manhã, os áudios diziam que uma escola estava sob ataque e que os pais deviam ir buscar seus filhos imediatamente. Um pouco mais tarde o assunto já falava que era em outra escola, em outro bairro.
“Só para avisar vocês, invadiram a escola aqui perto do (…) esfaquearam uma criança, um adolescente e pegaram a diretora. É melhor tirar as crianças da escola porque eles não vão dar falta, a coisa tá séria”, disse uma suposta mãe em um dos áudios em Canela.
“Com relação aos áudios que estão circulando de que teria acontecido um incidente hoje na escola, que comunicar que é mentira. Os áudios são falsos”, alertou, também por mensagem, a diretora do educandário.
Também nesta manhã, houve referência a uma escola da Várzea Grande em Gramado que teria sido invadida sexta-feira passada. Falavam em facões e até bombas caseiras.
Com a repercussão assustando pais e professores, as Secretarias de Educação das duas cidades se manifestaram. Em Gramado, foi informado que “as escolas estão atentas e qualquer suspeita está sendo encaminhada à Delegacia de Polícia ou Brigada Militar de imediato para que as forças de segurança possam tomar as atitudes cabíveis”.
Em Canela, um aluno foi flagrado com uma lâmina e o Conselho Tutelar e Brigada Militar foram acionados. Escola e Poder Público se manifestaram, veja o que disseram.
O que disse a direção da Escola Santa Terezinha
Prezadas Famílias!
Viemos aqui prestar esclarecimentos para nossa comunidade a respeito dos ocorridos hoje pela manhã, em nossa escola. De fato, um estudante tinha uma faca em sua mochila.
Assim que essa informação chegou ao nosso conhecimento, imediatamente foram tomadas medidas na ordem que segue.
– Estudante chamado em particular pela direção.
– Contato com a SMEEL.
– Responsável do estudante acionada.
– Conselho Tutelar acionado.
– Brigada Militar acionada.
Na presença de todos citados acima, e da coordenadora pedagógica da SMEEL, foi realizado um registrado em ata e, posteriormente, Boletim de Ocorrência na Delegacia. Ninguém foi ameaçado nas dependências da escola. Durante todo o processo o estudante em questão demonstrou estar amedrontado com as ameaças de ataques vinculadas nas redes sociais, e referiu que trouxe a faca para se defender, caso fosse preciso.
Diante do ocorrido, todas as medidas previstas em regimento estão sendo tomadas, bem como as medidas legais. Esperamos ter prestado todos os esclarecimentos necessários aos senhores responsáveis, reforçando que a prioridade sempre será nossos estudantes.
Com o propósito de evitar pânico e disseminação de “fake news”, orientamos que as famílias aguardem sempre os comunicados oficiais da escola. Seguiremos ministrando aulas normalmente. Se alguma família, neste momento, não estiver se sentindo segura em trazer seu filho, optando em deixá-lo em casa, nossa instituição será compreensiva e dará o devido suporte, no momento oportuno.
À disposição para esclarecimentos.
O que disse a Secretaria de Educação
Em relação ao ocorrido na manhã desta segunda-feira (17), quando um aluno da Escola Municipal Santa Terezinha foi flagrado com uma faca na instituição de ensino, a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer de Canela (SMEEL) esclarece:
– Assim que a direção da escola teve conhecimento sobre o fato, imediatamente foi chamada a Brigada Militar, o Conselho Tutelar, responsáveis pelo estudante e representantes da SMEEL;
– Na Delegacia de Polícia de Canela foi registrado um boletim de ocorrência relatando o episódio;
– A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou uma psicóloga do município, que já está na Escola Santa Terezinha à disposição dos alunos, professores, pais e responsáveis;
– Ainda na semana passada a SMEEL promoveu reuniões com as direções das escolas do município, repassando orientações para que os professores conversassem com os estudantes sobre a importância de denunciar qualquer movimentação suspeita. Foi o que aconteceu neste caso, já que a denúncia partiu de um outro aluno após escutar conversas no banheiro da escola;
– A Escola Municipal Santa Terezinha conta com câmeras de monitoramento, vigia e o portão só é aberto mediante autorização da direção;
– Na tarde desta segunda-feira (17) aconteceu uma reunião entre SMEEL, órgãos de seguranças e representantes de escolas municipais, estaduais e particulares, com o propósito de criar uma comissão gerenciamento para este momento de crise nas instituições de ensino.
É notável o seu empenho em fornecer informações de
qualidade e relevância para os seus visitantes. Entretanto,
sabemos que nem sempre é fácil alcançar novas pessoas e
expandir o alcance do seu conteúdo. Já imaginou seu Site
recebendo Centenas de Visitas Reais Todos os Dias? Por
isso, incentivamos você a conhecer o ( TrafegoPago . App
. Br ), pesquise no Google e Experimente um Teste Grátis
com 100 Visitas únicas. É uma estratégia eficaz para
alcançar novos públicos e aumentar a visibilidade do seu
trabalho.