GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) anunciou na quarta-feira (12), Eduardo Zuma como o novo comandante técnico da categoria sub-20 e profissional. A informação já havia sido divulgada pela reportagem do Jornal Integração na terça-feira (11).
O profissional estava treinando a categoria sub-16 do Flamengo. Zuma também carrega no currículo como auxiliar do técnico Fernando Diniz em times como Vasco, Santos e São Paulo. O treinador também passou por Novorizontino, Coritiba, Athletico Paranaense, FC Porto e Seleção Brasileira de Base.
Além disso, fez estágios com Guardiola, Mourinho e Tite. Zuma chegou em Gramado na manhã de segunda-feira (10) e na parte da tarde participou junto com os atletas do Gramadense no Hotel Laghetto Siena de uma palestra com Larri Passos, ex-treinador de tênis de Guga. O primeiro contato com os atletas foi na terça-feira (11).
Durante o treinamento de quarta-feira (12) no CT Independente na Serra Grande, Zuma conversou com os atletas e comandou um treinamento em meio campo onde até os goleiros participaram como jogadores de linha, sempre preconizando de todos o toque de bola com transições em velocidade.
Em alguns momentos parava para orientá-los. No final, conversou com o grupo de jogadores e elogiou o desempenho e dedicação, contou um pouco da sua história no futebol e das dificuldades enfrentadas.
Após o treinamento, o novo comandante técnico conversou com a reportagem do Jornal Integração e revelou que os primeiros contatos iniciaram ainda na edição do ano passado da Copa Laghetto, quando Zuma treinava o Flamengo.
“Relação começou ano passado na Copa Laghetto. Nos aproximamos e gostei da cidade e ideias do clube. Em janeiro começamos a conversar e final de fevereiro da possibilidade de vir. Aceitei de imediato pela cidade, região e o estado que revela grandes treinadores e pela filosofia do Gramadense”, disse.
Sobre estilo de trabalho, Eduardo Zuma confidenciou que Fernando Diniz, hoje no Fluminense, é a principal referência. “O Diniz foi uma página especial na minha carreira, trabalhei três anos e meio com ele como auxiliar e coordenador Metodológico no Athlético-PR. Mas sou uma mistura de vários treinadores como Luis Carlos Ferreira [considerado rei do acesso em São Paulo e ex-técnico do Caxias] e fiz estágios com importantes treinadores. Gosto de aprender com todos na volta, o Gustavo Corrêa [técnico do Gramadense sub-17] e inclusive com atletas e este será um novo aprendizado”, comentou.
O comandante técnico falou ainda de como foi recebido e do que espera do grupo de jogadores neste novo trabalho. Além disso falou de sua adaptação na cidade e clube. “Me receberem [jogadores] muito bem. Somente agradecer a todos e vim para dar continuidade do trabalho. Estamos já se entendendo rápido. Aprendizado tem que ser eterno, sempre buscar evolução e alcançar os objetivos junto com o clube a médio e longo prazo. Espero me adaptar bem a cidade e ao Gramadense, mas sem sacrifício não tem recompensa, sem entrega não conseguiremos alcançar os objetivos de vida”, salientou.
Primeiro compromisso
O Gauchão Sub-20 terá início no dia 29 do abril e será o primeiro grande desafio do novo treinador na temporada. No segundo semestre o clube participará novamente da Terceirona Gaúcha, prevista para iniciar em setembro. Ainda não tem previsto amistoso para os próximos dias.
Confira abaixo a entrevista com o técnico Eduardo Zuma:
Texto: Tiago Manique – [email protected]