REGIÃO – Desde o dia 1º, conforme lei estadual foi liberada a colheita e venda de pinhão no Rio Grande do Sul. A Serra Gaúcha é a maior produtora de pinhão no Estado, especialmente as regiões dos Campos de Cima da Serra e Hortênsias
E este ano, ao que tudo indica, a safra será pequena. Conforme apurado pela reportagem do Jornal Integração, está escasso pinha nas árvores, mesmo naquelas que tradicionalmente faziam boa cargas. Essa também é a constatação da Associação dos Pinhãozeiros de Gramado, que reúne 11 associados.
O vice presidente, José Iunes Correia da Silva e sua esposa Rozangela Bernardo da Silva, que é a presidente da entidade estão muito felizes que a Prefeitura de Gramado construiu as bancas personalizadas para todos eles esse ano. O trecho é desde a Várzea Grande até a saída para Nova Petrópolis, mas lamentam que a safra do pinhão será pequena. De toda a forma para esse casal vale mais a tradição, ainda que a comercialização ajuda no sustento da família.
E como é a regra, produto escasso, preço alto. O mesmo vale para a desejada semente da araucária, uma delicia aguardada o ano todo, companhia agradável de um fogão a lenha cercado pela família e amigos durante o inverno. Nas bancas na beira das ERS’s 115 e 235 o valor do quilo passa de R$ 15.

Embora poucas, as pinhas vêm bem preenchidas e com sementes de boa qualidade.