InícioNotíciasEVENTOSCentenário da Revolução de 1923 é o tema dos Festejos Farroupilhas deste...

Centenário da Revolução de 1923 é o tema dos Festejos Farroupilhas deste ano

Tempo de leitura: < 1 minuto

ESTADO – Foram definidos na tarde desta terça-feira (28), durante reunião da Comissão Estadual da Organização dos Festejos Farroupilhas, o tema e o patrono da festa deste ano. Por votação, o grupo escolheu o Centenário da Revolução de 1923 como a temática do evento. Por unanimidade, a cantora e apresentadora Maria Luiza Benitez foi escolhida como a patrona.

Durante o encontro, realizado na Casa de Cultura Mario Quintana, a secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, ressaltou que o tema é a marca do evento, mas que a ideia é trazer outras pautas importantes que têm relação com o momento histórico.

“Nós vamos trazer questionamentos como: Quem são as pessoas invisibilizadas? Como os negros e negras, as mulheres, os indígenas aparecem ou, quase não aparecem, na história da Revolução de 1923?”, pontuou.

O grupo é composto por representantes de 18 entidades e é responsável pelo planejamento e execução do evento. O ato de abertura oficial dos Festejos Farroupilhas 2023 será em 19 de agosto, com o acendimento da chama crioula no Parque Estadual General Bento Gonçalves, em Cristal.

Quem é Maria Luiza Benitez

Malu, como é conhecida, nasceu em Bagé e tem 71 anos. É cantora, compositora, atriz, mestre de cerimônias, radialista, apresentadora de TV e historiadora. Intérprete da música latino-americana, consagrada nos Festivais do Rio Grande do Sul, Maria Luiza Benitez possui uma carreira de mais de 50 anos, sendo uma das precursoras do Movimento Nativista. Atualmente, ela apresenta o programa Mateadas, da TV Assembleia, e é locutora e apresentadora na Rádio Guaíba.

Recebeu em 2008 do governo do Estado o troféu “Mulher Farroupilha”, por sua contribuição dada à música, à arte e à cultura do Rio Grande do Sul. Além disso, possui três prêmios Press como locutora e apresentadora de notícias do ano. Malu também foi agraciada, em 2010, com a honraria máxima concedida pela Assembleia Legislativa do Estado: a medalha do Mérito Farroupilha.

Festejos Farroupilhas

Em 2020, o governador Eduardo Leite criou uma Comissão Especial e entre as atribuições da comissão estão o debate e a análise de ações que possam subsidiar a Sedac no desenvolvimento de políticas culturais voltadas para as comemorações alusivas aos Festejos Farroupilhas. Ela também auxilia na promoção de parcerias entre poder público, sociedade civil e agentes culturais.

Em sua última edição, em 2022, o tema escolhido foi Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras. O tema buscou apresentar a diversidade da composição do povo gaúcho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Canela tem uma nova empresa fazendo a coleta de lixo

CANELA - A Prefeitura de Canela assinou um contrato emergencial com a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda para assegurar a continuidade dos serviços de...

Sindilojas Região das Hortênsias elege nova Diretoria

REGIÃO - O Sindilojas Região das Hortênsias realizou no dia 13 de janeiro as eleições sindicais que definiram a nova Diretoria da entidade para...

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...
error: Conteúdo protegido