Constantino Orsolin, 70 anos, está exercendo seu terceiro mandato como prefeito de Canela. No pleito de 2020, foi reeleito com quase 80% dos votos válidos. Professor por formação, Orsolin nasceu na colônia, num lugar chamado Morro da Guabirova, no interior de Encantado (RS), distante cerca de 180 km de Canela.
Durante sua juventude dividiu os afazeres do dia a dia entre estudos e o trabalho na roça. E assim foi até os 18 anos. De manhã, caminhava cerca de quatro quilômetros até a Escola Primária Tiradentes do Morro da Guabirova, onde fez as séries iniciais do ensino fundamental. Quando chegou ao Ginásio (séries finais do ensino fundamental) teve que ir um pouco mais longe, até Guaporé, ali ingressou no Colégio Irmãos Maristas e fez as 1ª e 2ª séries do Ginásio, já a 3ª série do Ginásio foi em Estrela e a 4ª em Encantado, à noite, estudava de noite e trabalhava na roça durante o dia.
Na lida campesina, aprendeu a plantar e limpar o feijão usando o Manguá, debulhar milho, serrar tábuas entre tantos outros ofícios, e sabe que é essencial para a agricultura ter acesso a boas estradas, energia elétrica e água.
Transferiu-se para Porto Alegre, onde foi servente de pedreiro e de pintor, de dia, e, à noite, cursou o antigo supletivo, atual EJA. “É duro, de dia, carregar pedras, ferro, cimento, baldes de tinta, lixar portas, janelas, paredes e estudar à noite. A gente tem quer ter uma força de vontade muito grande”, descreve.
Aprendeu a esquentar a comida em marmita, pagou aluguel, trabalhou em uma fábrica de camisetas, ficou desempregado, usava ônibus coletivo, fez cursinho pré-vestibular e chegou a ser bancário, no banco Crefisul.
A FACULDADE – Começou o ensino superior cursando Letras, na PUC, e passou por um estágio de um ano nos Irmãos Maristas, em Campina Grande, na Paraíba. Voltando a Porto Alegre, tomou-se Irmão Marista temporário. Estudava e lecionava no Colégio Assunção. Fez Letras, metade de Jornalismo, Teologia e Pós-Graduação em Teoria Literária.
CANELA – Designado pelos Irmãos Maristas em 1978, veio morar em Canela, no Colégio Maria Imaculada, onde, junto com as aulas de Português, Religião, Educação Artística e Educação Física, deu continuidade à Banda, criou um Conjunto Musical e o Coral. Preocupado com o turno inverso do aluno, lutou, com o Irmão Mario Horth, para que a Escola tivesse um Ginásio para a prática esportiva dos alunos e pais. Veio o Maristão. Concomitante a isto, começou a visitar os Bairros Canelinha e Santa Marta.
”Naquele tempo o Bairro Canelinha era muito mais carente do que a Santa Marta. Criamos o grupo Servidores de Jesus Cristo. Eram jovens e adultos, a maioria ligados aos Irmãos Maristas, que nos finais de semana iniciaram um trabalho de organização do povo pobre destes bairros. Após dois anos, parte do grupo ficou com a Santa Marta, onde ajudaram a construir a creche e a outra parte ficou comigo no Bairro Canelinha”, relembra.
Em 1980, desligou-se dos Irmãos Maristas e foi morar com um senhor paralítico, João Maria Pimentel, no Bairro Canelinha. Passou a lecionar na Escola Estadual Danton Corrêa da Silva e a trabalhar em prol da comunidade pobre do Canelinha. Como funcionário da Prefeitura de Canela, foi coordenador dos pré-escolares e o que recebia repassava aos jovem Leonel Wasem dos Reis para trabalhar o dia todo no Bairro Canelinha.
Em 1983, casou com Adriani Maria Orsolin. Em 1987, nasceu Ismael Francisco Orsolin, seu único filho. A partir de 1983, sempre exerceu suas funções como professor, vice-diretor e diretor da Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco – CIEP. Palestrante em vários eventos municipais, estaduais e nacionais. Recebeu vários prêmios e troféus, onde destaca-se o título de Cidadão Canelense, o título de melhor Gestor do RS e entre os 27 melhores diretores do País, o troféu Câmara de Vereadores de Canela e o título “Educador Emérito do RS”, em 2006.
NA POLÍTICA – Constantino Orsolin é prefeito de Canela em três gestões 2009/2012, 2017/2020 e 2021/2024. Atualmente presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), que compreende os municípios de Canela, Gramado, Santa Maria do Herval, Picada Café, São Francisco de Paula e Cambará do Sul.