Um menino com grandes sonhos e ambições e que cresceu em uma família humilde em São Francisco de Paula. Quando pequeno, Marcos Aguzzolli via a necessidade de ajudar o pai nas tarefas diárias e no trabalho, que era o ganha pão de toda a família, uma obrigação que muitas vezes o impediu de brincar e de até mesmo, ser só uma criança. Marcos, porém, sempre revisita com saudade estes tempos. Lá atrás ele encontrou os fundamentos que hoje permitem que ele seja prefeito reeleito de São Francisco de Paula e um empresário de sucesso.
Marcos é figura nova na política, mas pessoa conhecida há algumas décadas no mundo dos negócios. Construiu um patrimônio consolidado através do investimento na cidade que hoje ele comanda. Sempre acreditou que o pequeno município de 21 mil habitantes onde cresceu tinha potencial para ser muito mais do que era e por isso, confiou seu próprio dinheiro neste sonho e foi bem-sucedido.
De espírito inquieto, já pai de Olívia, Luisa e Arthur, ele achou que o que fazia não era suficiente. A política não era um grande sonho, mas através dela ele percebeu que poderia motivar uma mudança ainda mais transformadora na sociedade. E acreditando que era capaz de ser uma liderança inspiradora, contra as pesquisas e os números, juntou sua equipe dos sonhos e se elegeu prefeito pela primeira vez no pleito de 2016 (mandato 2017/2020), sendo reeleito em 2020 (mandato 2021/2024).
Por boa parte da população, é considerado o melhor prefeito que São Francisco de Paula já teve após investir de forma certeira na pavimentação urbana e rural, botando em prática o maior plano de infraestrutura já aplicado na cidade, além da estruturação da educação e da saúde no Município, com a construção de postos de saúde, escolas e creches. Também botou em prática o uniforme escolar gratuito, material didático com a mesma qualidade dos usados nas escolas particulares, equipamento de robótica para iniciação tecnológica e notebooks para cada professor da rede municipal. São Chico, na cultura e no turismo, passou a ser conhecida por causa de um novo calendário de eventos, totalmente repaginado e com uma ampliação de quase 300%.
Outro grande feito de sua administração foi a ampliação do investimento privado na cidade, gerando uma oferta de emprego que muitas vezes ultrapassa o número de desempregados. Ao todo, ao lado de sua equipe, foi responsável por atrair mais de R$ 1 bilhão em investimentos privados com extenso foco em fábricas de industrialização e empreendimentos turísticos como parques, hotéis e pousadas. Esta, Marcos Aguzzolli considera que tenha sido uma das mudanças mais significativas colocadas em prática em sua administração.
“Tirar as pessoas da insegurança financeira sempre foi uma grande meta. Eu mesmo, durante parte da minha vida, tive que trabalhar em um “bico” aqui e em um “bico” ali. Trabalhar de forma informal era a única opção para aqueles que permaneciam em São Chico. Com a atração de investimento, a oferta de vagas e a concorrência, o nosso povo começou a ganhar melhor e a sair, aos poucos, de uma situação financeira mais difícil”, relembrou o prefeito.
Marcos acumula uma relação de companheirismo ao lado de Thiago Teixeira durante os últimos sete anos. “A maneira do Marcos de trabalhar sempre foi impactante. Ele é criativo e encontra soluções inusitadas e eficientes de resolver problemas complexos. Ele é um líder muito acima da média e sempre utilizou o conhecimento adquirido como investidor para trazer um novo olhar para a administração pública. Como prefeito, é uma peça única e muito inspiradora para todos nós que estivemos ao seu lado nesta jornada”, destaca Thiago Teixeira.
Apesar do extenso currículo, Marcos Aguzzolli ainda considera o seu maior feito ter atuado na mudança da autoestima do povo de São Chico, em um trabalho árduo para fazer a população voltar a acreditar que sua cidade é terra de oportunidades, de crescimento e de desenvolvimento para todos.
Para o futuro, ele acredita em desenvolvimento ordenado e organizado, sem a perda da identidade do povo serrano. Seu maior sonho é conseguir entregar casas populares para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social: “Com uma terra tão extensa, precisamos garantir moradia digna”, opina. Como essência, ele continua acreditando que São Chico é terra de gente feliz e muito trabalhadora, que merece ter oportunidade, rua asfaltada, educação de qualidade, emprego e comida na mesa. Esse é o legado que ele pretende deixar após sua passagem pelo cargo de Prefeito de São Francisco de Paula.
