InícioCoronavírusShoppings de Caxias reduzem horário de funcionamento

Shoppings de Caxias reduzem horário de funcionamento

Tempo de leitura: < 1 minuto

Funcionamento do Iguatemi terá quatro horas a menos diariamente (Foto Edson Pereira, Divulgação/Banco de Dados)

Desde a quarta, 17, as lojas do shopping Iguatemi Caxias funcionam com horário reduzido de quatro horas. O funcionamento habitual de segunda a sábado, das 10h às 22h, foi alterado para 12h às 20h. Nos domingos e feriados permanece o horário das 14h às 20h. Serviços essenciais, como mercado e farmácias, podem atuar em horário diferenciado para atender as necessidades da população.

Já o GNC Cinemas interrompeu, desde a quarta, 17, seu funcionamento por tempo indeterminado. A medida também é extensiva às operações de Porto Alegre, Blumenau, Joinville, Balneário Camboriú e Criciúma. Segundo a direção, a medida acompanha a suspensão de atividades em teatros, museus, centros culturais, bibliotecas e cinemas, conforme decretos emitidos pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo governo de Santa Catarina. “Este é um momento de demonstração de consciência e de solidariedade em todos os níveis. Temos plena confiança de que, assim, poderemos superar a situação com o menor impacto possível e voltarmos às atividades rotineiras e que fazem bem a todos, incluindo assistir a um bom filme no cinema”, salienta a direção em comunicado.
A partir de quinta-feira, 19, o Prataviera Shopping funcionará das 11h às 19h, de segunda a sábado. Abrirá, aos domingos, das 11h às 14h30, para almoços no Restaurante Vivacce. De acordo com João Carlos Prataviera, gerente geral do empreendimento, a medida tem caráter temporário e poderá sofrer alterações de acordo com o cenário que se apresentar nos próximos dias.

Dentre outras medidas já adotadas estão a intensificação das rotinas habituais de manutenção, desinfecção e higienização das áreas comuns; ampliação do sistema de renovação de ar; diminuição do número de mesas na praça de alimentação para maior distanciamento entre as mesmas; e cancelamento dos eventos promovidos pelo setor de marketing que estavam programados para as próximas duas semanas. Lojistas, funcionários e terceirizados foram orientados quanto aos cuidados de prevenção e caso apresentem qualquer sinal de gripe devem permanecer em suas casas.

Entidades de Bento conclamam pelo bom senso

A Câmara de Dirigentes Lojistas e os sindicatos do Comércio Varejista e dos Empregados do Comércio de Bento Gonçalves assinaram documento, tornado público na tarde de quarta, 18, em que apelam aos comerciantes para que, neste momento, prevaleça o bom senso. Na avaliação dos dirigentes, os empresários são soberanos para decidir sobre a manutenção ou não de suas atividades, podendo arbitrar sobre o funcionamento de seu estabelecimento em expediente regular, em horários reduzidos ou suspendendo temporariamente o atendimento ao público.

Recomendam aos que optarem por manter o funcionamento que sigam rigorosamente as medidas protetivas divulgadas pelos órgãos de saúde. Citam as práticas sanitárias pessoais adequadas, higienização frequente do estabelecimento, controle da circulação de pessoas no interior da loja e, de forma especial, conscientização das equipes acerca da necessidade de obedecer a essas orientações.

Enfatizam que os empregadores devem adotar as medidas cabíveis com relação aos colaboradores. Os que fazem parte do grupo de risco (acima de 60 anos e portadores de doenças que comprometem a imunidade), por exemplo, devem ser afastados das atividades de contato com o público ou orientados a trabalhar de forma remota – instrução que vale, também, para os egressos de viagens, que devem ser mantidos em quarentena. Os empregados que manifestarem sintomas relacionados ao coronavírus devem ter isolamento imediatamente efetivado.

Outro apelo é para que os empregadores sejam sensíveis às particularidades de cada colaborador. Argumentam que diversas famílias estão tendo as rotinas alteradas em função de medidas como a paralisação de escolas, exigindo dos pais disponibilidade extra de tempo para cuidar das crianças em casa. A sugestão é acessar a Convenção Coletiva de Trabalho do setor e informar-se sobre as diversas possibilidades de ajustes disponíveis para enfrentar esse cenário. O documento prevê elasticidade na jornada de trabalho, bem como a prática do banco de horas. “O momento é de bom senso, empatia e colaboração para que seja possível superar essa pandemia, alcançando o objetivo maior, que é a preservação da vida das pessoas”, concluem os dirigentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido