Movelsul estava marcada para ocorrer a partir da segunda, 16 (Foto Augusto Tomasi, Divulgação/Banco de Dados)
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) anunciou, na sexta, 13 de março, o adiamento da Movelsul Brasil 2020 em virtude do avanço global do coronavírus. A decisão, tomada em conjunto com os órgãos públicos de saúde, tem o objetivo de preservar a saúde dos expositores, visitantes, prestadores de serviço e comunidade em geral. Na sexta, 13, a Prefeitura de Bento Gonçalves publicou decreto com orientações para conter o avanço da doença.
A feira teria início na segunda, 16, estendendo-se até a sexta, 21, na Fundaparque. A Movelsul reuniria mais de 250 expositores e tinha estimativa de receber mais de 30 mil visitantes, dos quais importadores de diversos países. Nova data está sendo avaliada.
Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde e de instituições estaduais e municipais, a organização da Envase Brasil anunciou o adiamento da 14ª edição. A medida ocorre como forma de prevenção à proliferação do novo coronavírus. A Envase Brasil estava agendada para ser realizada de 31 de março a 3 de abril, em Bento Gonçalves, no Pavilhão E da Fundaparque. A estimativa da organização era de receber 10 mil visitantes nos quatro dias do evento – muitos vindos de outros países.
Também estão suspensas todas as atividades e demais encontros setoriais paralelos. A nova data será divulgada em breve. "Tomamos essa decisão com muita dor e tristeza, mas temos certeza de que é o melhor a ser feito no momento. A segurança dos parceiros, expositores e visitantes é prioridade máxima", reforça o diretor executivo do evento, Osmar Bottega.
Consolidada como um dos principais eventos da América do Sul do ramo industrial de bebidas e alimentos, a Envase Brasil já contava com pelo menos 140 expositores confirmados, com marcas de 12 países. A expectativa era de movimentar R$ 100 milhões em negócios.