REGIÃO – Nesta quarta-feira (22), com o retorno do ano letivo, a Brigada Militar (BM) retoma a Operação Volta às Aulas. No 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º Bpat), as ações iniciaram em todos os municípios de atuação, incluindo Canela e Gramado com o policiamento nas escolas, levando segurança aos alunos, professores e toda comunidade escolar.
Com o início do calendário escolar, aumenta a movimentação de pessoas e veículos em frente aos estabelecimentos de ensino, havendo, consequentemente, um aumento significativo de questões relacionados ao trânsito, bem como diversas situações que a presença policial visa coibir.
A BM, atenta a esta demanda, lançou a “Operação Volta às Aulas”, com o objetivo de prevenir e orientar a comunidade escolar garantindo um ambiente seguro e de tranquilidade.
“Sendo assim, é importante a presença policial de forma constante e ostensiva junto aos estabelecimentos de ensino, visando atender o anseio da comunidade escolar. Com o retorno das aulas é possível perceber a presença das viaturas em frente as escolas, principalmente na entrada e saída dos alunos, em todos os turnos”, informou em comunicado a Brigada Militar.
Marcando a Operação Volta às Aulas foram distribuídos panfletos com importantes dicas de segurança para alunos e pais. Também serão intensificadas as ações de policiamento ostensivo no entorno das escolas, além de barreiras policiais educativas.
O capitão Marcelo Montini, comandante da BM de Gramado, destaca a ação que busca aproximar a Brigada Militar da comunidade escolar e estreitar os vínculos com alunos e professores.
“Não medimos esforços no trabalho de prevenção, o que é nossa missão constitucional. Além do patrulhamento escolar, na sequência vamos retornar com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que busca conscientizar as crianças sobre os efeitos, bem como se manter longe das drogas”, destacou.












