CANELA – A maior festa popular do Brasil está de volta e depois de dois anos, o Bloco Sebo nas Canelas estará novamente pelas ruas do município para animar o carnaval. O grupo realizará um cortejo neste sábado (18), saindo da Igreja Matriz às 16h e seguindo o percurso com intervenções em frente ao Empório Canela e restaurante Férreo, finalizando na praça João Corrêa junto ao Multipalco.
Um dos idealizadores do bloco, Jéferson Rodrigues, o Jeff explicou que o grupo pretende levar para a avenida, um desfile diferente. De inclusão, em que diversas pessoas possam participar, cada um levando para as ruas aquilo que se identifica melhor, como música, teatro, dança, entre outras culturas.
“Realizamos este movimento pensando na diversidade, é um espaço para todos cada um levando aquilo que mais se identifica. Queremos propor um carnaval com muita cultura, não com foco comercial. E a galera vai identificar que trocamos letras de algumas músicas tradicionais de carnaval que tinham termos pejorativos”, explicou.
Com cerca de 25 integrantes, a comunidade e turistas estão convidados para participar do desfile e se juntar ao grupo que além das fantasias, terá também bonecos. “É um movimento coletivo, aberto para todos, o que mais queremos é democratizar o acesso, então a nossa festa será para todas as famílias e com participação das crianças”, disse ele, confidenciando que o início do grupo em 2019, foi por meio de um desmonte de uma bateria.
A maior parte dos ensaios ocorreram durante cerca de quatro meses no espaço onde é realizada a Feirinha Ecológica e Cultural, junto ao Centro de Feiras. O último, considerado por Jeff como o oficial foi na noite de quinta-feira (16).
“O nosso evento ganhou uma proporção que não imaginei, muito bom este engajamento, precisamos disso, de notícias boas para Canela. Estamos fazendo este desfile porquê queremos fazer um carnaval de família”, finalizou.
O evento é totalmente gratuito e tem o apoio logístico, da Secretaria de Turismo e Cultura e do Departamento de Trânsito que fechará a rua para garantir a festa do início ao fim. A ação é realizada pelo Movimento é Arte, uma produtora canelense que em 2019 atuou com festejos folclóricos de rua, como a criação do Bloco Sebo nas Canelas (que também saiu nas ruas em 2020 antes da pandemia), o festejo junino “Um Arraiá Dus Bão” e uma releitura da festa alemã: “Ecotoberfest”.
Texto: Tiago Manique – [email protected]
Abaixo o vídeo convidando para a festa (Imagem: Amallia Brandolf)