CANELA – O vereador Jefferson de Oliveira, presidente da Câmara Municipal, assumiu o comando da Prefeitura de Canela de terça-feira (14) até quinta (16). O ato oficial ocorreu no final de tarde de segunda (13).
A transmissão temporária de cargo deu-se em virtude do prefeito Constantino Orsolin que estava com viagem programada para Brasília em busca de recursos e o vice Gilberto César estar de férias.
Durante este período, Jeff, como é conhecido, esteve a frente do executivo canelense. Atendimentos no gabinete, reuniões com repesentantes de entidades e agenda em Porto Alegre foi alguns dos compromissos durante estes três dias.
O então chefe do executivo relatou que recebeu com alegria esta oportunidade e de ter esta experiência. Confidenciou que em muitas questões, não depende somente do prefeito para sanar demandas da gestão pública.
“Sempre importante para o aprendizado, senti um pouco como funciona realmente o trabalho no executivo. Alguma coisa de experiência aprendemos de estar do outro lado do balcão, pois muitas situações não depende unicamente do prefeito, envolve outras questões. Vivenciei o tamanho desta responsabilidade e digo que todo vereador deveria ter esta experiência de uma semana estar a frente do executivo”, relatou.
Na quarta-feira (15) Jeferson foi até Porto Alegre para duas agendas oficiais como prefeito de Canela. No primeiro encontro, na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) foi debatido o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), onde o cálculo atual está baseado no censo de 2018. “Desde aquele período aumentou em mais de oito mil a população, é preciso rever isso”, descreveu.
Outro encontro foi na Corsan para buscar solucionar sobre a obra do reservatório para o Loteamento Edgar Haack. O valor está orçado em R$ 300 mil.
“Já tem processo licitatório, estou otimista [para a Corsan realizar a obra] não senti que houve resistência sobre nossa reivindicação, inclusive já solicitaram para nós [Prefeitura de Canela] documentação complementares”, relatou ele, que agradeceu Constantino Orsolin pela confiança e oportunidade.