ESTADO – Em 27 de janeiro de 2013, a casa noturna em Santa Maria (RS) foi palco de um incêndio no qual 242 pessoas morreram e outras 636 ficaram feridas. A maioria das vítimas era jovem, com média de 23 anos de idade, e morreu após inalar fumaça tóxica, sem conseguir deixar a boate, já que a única porta de emergência estava fechada.
Julgamentos
O júri popular condenou dois empresários, um músico e um assistente de palco a cumprirem penas entre 18 e 22 anos, entretanto, o processo foi anulado por dois desembargadores por erros processuais. O Ministério Público está recorrendo da decisão, mas não existe prazo para uma definição.
Documentário e série
– “Boate Kiss – A Tragédia de Santa Maria”
Documentário produzido pela Globoplay terá depoimentos exclusivos e imagens inéditas da noite do incêndio. O lançamento do documentário, de 5 episódios, será no próximo dia 26/01. A direção será do repórter Marcelo Canellas, que passou sua infância em Santa Maria.
– “Todo Dia a Mesma Noite”
A série, inspirada no livro de Daniela Arbex e produzida pela Netflix, mostrará a história trágica e a luta por justiça liderada pelos pais das vítimas. Por memória, por justiça, e para que não se repita. A série estará disponível no dia 25 de janeiro na Netflix, antevéspera do dia que a tragédia completa 10 anos.