Projeto Concerto Interior abre as comemorações dos 20 anos do grupo (Foto Paulo Pretz, Divulgação)
A partir de domingo (16/2), o ambiente bucólico dos distritos e regiões afastadas de Caxias do Sul será inundado pela sonoridade da combinação de piano, violão e harmônica. A data marca o lançamento do projeto itinerante alusivo aos 20 anos do grupo Ária Trio. Batizada de Concerto Interior, a iniciativa promoverá 10 apresentações gratuitas que levarão música instrumental à capelas e igrejas da cidade. A primeira apresentação ocorre na Capelinha Vila Pinheiros, em Ana Rech, a partir de 17h.
Composto por Esmeralda Frizzo, Tomás Savaris e Ricardo Biga, o Ária Trio vislumbra nas apresentações um momento de aproximação entre o grupo, a música instrumental e a comunidade. O trio apresenta o projeto inédito dois anos depois do lançamento do disco “O Inimigo”, com intenção de resgatar também a autoestima dos caxienses no que se refere à oferta de atividades culturais. “Os objetivos são de fomentar a formação de plateia e levar música instrumental às comunidades afastadas. As igrejas e capelas são pontos de encontro para os moradores. Por isso, escolhemos esses locais”, explica Biga.
No repertório, o Ária Trio executará músicas de seus três primeiros discos. Durante as apresentações, os presentes também irão conferir músicas inéditas que vão compor o novo álbum do trio, também alusivo as duas décadas de trajetória. O Concerto Interior tem financiamento da Prefeitura de Caxias do Sul e apoio cultural da Siviero Urbanizadora. A produção cultural é de Cali Troian.
AGENDA
Centro de Cultura Ordovás
SUNSET
A atração musical de domingo (16/2) é o Grupo Choros de Balcão. O evento ocorre nos jardins do Centro de Cultura Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul, a partir das 17h. O grupo é formado por Beto Scopel, Leonardo Reis, Rafael De Boni e Rafael Diniz. Em caso de chuva, o show será transferido para o palco do Zarabatana Café. O ingresso é gratuito.
EXPOSIÇÃO “INÉDITAS”
A Galeria de Arte do Centro de Cultura Ordovás abriga a exposição "Inéditas" até o dia 1º de março, com visitação aberta de segunda a sexta, das 9h às 22h; e nos sábados, domingos e feriados, das 16h à 22h. Por meio do Instituto Brasileiro de Museus, as obras são uma doação do Instituto Itaú Cultural ao Acervo Municipal de Artes Plásticas, da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul. São 12 trabalhos, em grande parte, gravuras e pinturas dos artistas Fúlvio Pennacchi, Ofra Grinfeder, Inos Corradin, Claudio Tozzi, Lyria Palombini, Paul Klee, Inácio Rodrigues, Antonio Carrion Torruellas, Braz Dias, Luise Weiss, Gregory Fink e Humberto da Costa.
Museu Municipal
EXPOSIÇÃO “MOSAICO ANCESTRAL”
Até 21 de março, o Museu Municipal de Caxias do Sul Maria Clary Frigeri abriga a exposição "Mosaico Ancestral", com produção e curadoria de Danielle Schütz. A artista busca apresentar a "valorização das identidades a partir da perspectiva multiculturalista". A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 9h às 17h, e nos sábados, das 11h às 17h. A artista plástica e restauradora Danielle Schütz baseou-se em seus estudos em pós-graduação em História e Cultura Indígena e Afro brasileira para produzir as telas. As obras convidam o espectador a uma reflexão e investigação dos próprios mosaicos culturais que formam a sociedade no país. As pinturas permeiam por diversas culturas, levantando questões sobre religiosidade, etnocentrismo e etnocídio. Em março serão oferecidas oficinas de pintura para escolas nos dias 10, das 9h às 11h, e 18, das 14h às 16h. Inscrições pelo telefone (54) 3221-2423 ou e-mail [email protected].
Antiga Eberle
PEÇA TEATRAL “ERA UMA VEZ DÓ, RÉ, MI”
O Instituto de Leitura Quindim receberá o grupo caxiense “Era uma vez Dó, Ré, Mi” para a apresentação do espetáculo de mesmo nome, no sábado (15), das 15h às 17h, em sua sede, no prédio da antiga Eberle, na Rua Sinimbu, em Caxias do Sul. A peça, um híbrido de contação de história e música, nasceu do desejo de transformar a leitura na atividade favorita da garotada, com momentos inesquecíveis e essenciais, como é o brincar. As histórias são cuidadosamente escolhidas e delas nascem as canções e brincadeiras. O ingresso é gratuito.
Moinho Cascata
Foto Bruno Kriger, Divulgação
PEÇA TEATRAL “VIVITA – A NOIVA DO SOL”
O Grupo Ueba volta a apresentar espetáculo e vivência teatral “Vivita – A Noiva do Sol”, no Moinho da Cascata, em Caxias do Sul, de 14 a 16 de fevereiro, às 20h. O espetáculo estreado em novembro passado homenageia os 100 anos da morte de Vivita Cartier, artista e poeta gaúcha, que ainda instiga e inspira pesquisas sobre sua vida e obra. O grupo propõe uma obra sensível e encantadora, que coloca Vivita diante do público, com sua personalidade e obra, de Porto Alegre à Criúva, distrito de Caxias do Sul, trazendo à tona sua juventude roubada pelo mal do século e seu amor proibido. Os ingressos são limitados e custam R$ 30. Podem ser comprados no Moinho da Cascata (Rua Luiz Covolan, 2820) e na Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Dr. Montaury, 1570). Também é possível solicitar pelo fone Whats (54) 9 8118.5150.
Nova Petrópolis
CINEMA A CÉU ABERTO E CAMINHADA
Foto Divulgação
A programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha 2020 prossegue no final de semana. O Ninho das Águias será cenário para uma sessão de cinema no domingo (16/2). O Cinema Sesc exibirá o filme “Eu e meu guarda-chuva”, de classificação livre, às 20h. O pôr do sol será animado com atrações musicais a partir das 18h no atrativo turístico. Em caso de chuva, as atividades serão realizadas na Rua Coberta. É importante cada espectador levar sua cadeira. Os ingressos custam R$ 10.
A Cervejaria Edelbrau, em parceria com a Go Eventos Esportivos, promove também no domingo a segunda edição da Edelbrau Beer Walk. A caminhada de aproximadamente 17 quilômetros percorre estradas, trilhas e belas paisagens de Nova Petrópolis. Da preocupação com o meio ambiente surgiu a iniciativa de presentear os participantes com o eco copo da marca, dispensando a utilização dos descartáveis. O público também irá ganhar um boné exclusivo da marca, desenvolvido especialmente para praticantes de atividades físicas.
O evento, que terá concentração no estacionamento da cervejaria Edelbrau, terá o lançamento de um novo estilo de cerveja: a Summer Ale. Criada especialmente para os esportistas é um estilo leve, com teor alcoólico mais baixo, refrescante e com alto drinkability. Os lúpulos americanos trazem características cítricas e frutadas ao seu aroma. Os caminhantes poderão aproveitar a tarde na Edelbrau, com música ao vivo e opções gastronômicas. As inscrições, limitadas a 250 participantes, podem ser feitas em edelbrau.com.br/beerwalk.
Outras atrações programadas são o Verão do Ninho 270º, Esporte e Lazer, no sábado (15), das 10h às 18h; no domingo, às 15h, na Praça das Flores e Rua Coberta, ocorre encontro de taekwondistas, que farão demonstrações de sequência de técnicas da arte marcial. No domingo, encerram-se o 6° Congresso da Juventude IOV Mundial e Encontro das Comissões IOV América, no Centro de Eventos. Os eventos ocorrem desde a quinta (13) para sensibilizar o público jovem para a preservação das culturas populares e discussão de políticas públicas culturais que contemplem a preservação e o fomento mundial. Mais detalhes sobre a programação em www.novapetropolis.rs.gov.br.