InícioNotíciasComunidade34° Natal Luz de Gramado encerra com R$ 7,4 milhões de superávit

34° Natal Luz de Gramado encerra com R$ 7,4 milhões de superávit

Tempo de leitura: < 1 minuto

 

GRAMADO – Ao longo de 81 dias, o 34º Natal Luz de Gramado realizou, de 24 de outubro de 2019 a 12 de janeiro deste ano, mais uma edição do maior evento natalino do Brasil. E nesta terça-feira, 11 de fevereiro, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo evento, apresentou os resultados oficiais da edição realizada em coletiva de imprensa no Auditório da Prefeitura de Gramado.

O Natal luz 2019/2020 obteve resultado positivo de quase R$ 7,4 milhões. Foram contabilizados R$ 36.909.754,53 de receitas e R$ 29.551.392,10 em despesas. Este superávit será investido na manutenção da Gramadotur, além de ampliar e qualificar os primeiros eventos de 2020 como a Páscoa em Gramado e a Festa da Colônia. A diretoria também ressalta o movimento na economia local, investimentos sociais e pesquisa da Universidade de Caxias do Sul – UCS. “Podem ter a certeza que fizemos um excelente trabalho com um resultado muito positivo para a Gramadotur e para o Município”, destacou o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo. O Presidente fez questão de destacar o significativo aumento nos investimentos no evento. “Investimos R$ 4 milhões a mais e tivemos o mesmo lucro da edição anterior”. Néspolo também comemora o resultado positivo em ter aumentado os patrocinadores desta edição. “Todos os patrocinadores da 33ª edição renovaram para a 34ª edição do Natal e ainda tivemos um acréscimo de grandes marcas como Mastercard, CVC, XP Investimentos, Bauducco e a Gol, inclusive nosso grande apresentador, o Bradesco”, destacou.

Durante a entrevista coletiva, o Presidente fez questão de destacar os avanços ocorridos na área econômica e social, como por exemplo, a valorização dos artesãos gramadenses na Vila de Natal; o investimento no Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, e o aproveitamento de novos talentos no Natal Luz, incentivando assim, a cultura local. Também foi destacada a manutenção da Orquestra Sinfônica de Gramado pela Gramadotur e a participação dos músicos em diversas apresentações, abrilhantando o Natal Luz.

Cabe ressaltar ainda a contrapartida social do evento. Foram concedidos 6.800 ingressos em troca de alimentos, material escolar, brinquedos e produtos de limpeza para pessoas de Gramado, e intermediado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Além disso, os serviços de alimentação dos espetáculos ficaram sob a responsabilidade dos clubes de serviço de Gramado. Rotary, Lions e Orbis destinaram com o resultado obtido R$ 135 mil para o MOCOVI – Movimento Comunitário de Combate a Violência.

 

INGRESSOS

Foram comercializados para os três espetáculos pagos do evento 204 mil ingressos. O espetáculo Illumination foi o show que mais vendeu ingressos, 98 mil. O Desfile A Magia do Noel vendeu quase 82 mil ingressos e a Lenda do Bosque de Natal, 24 mil ingressos. No total, os ingressos geraram uma receita de pouco mais de R$ 27 milhões. O Presidente Edson Néspolo anunciou durante a coletiva de imprensa que o valor dos ingressos não serão aumentados para esta 35ª edição.

PESQUISA

Durante o encontro com a imprensa, a Gramadotur apresentou uma pesquisa feita pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Os principais dados da Pesquisa, avaliados no Natal Luz foram organização e limpeza, com 93,4% de positivo pelos entrevistados. A diversidade de opções disponíveis no Natal Luz mereceu 89,8% de respostas positivas, e disponibilidade e acesso a informações do evento, foi elogiado por 97,4% dos entrevistados. A qualidade geral dos eventos foi muito valorizada pelos entrevistados. Foram medidos, igualmente, os espetáculos pagos, que tiveram a seguinte avaliação de 0 a 10:

– A Lenda do Bosque de Natal, 9,7% avaliaram de forma positiva, com uma concentração de 80,2% no conceito 10.

– Desfile A Magia do Noel, 9,6% de positivo com uma concentração de 65,9% no conceito 10.

– Illumination 9,6%, de positivo com uma concentração de 70,1% no conceito 10.

Outro as aspecto destacado pelo Presidente da Autarquia, Edson Néspolo, foram as manifestações dos entrevistados na Pesquisa da UCS sobre o sentimento que tiveram durante o Natal Luz, resumido em uma palavra

Palavra

% sobre as

manifestações

Conotação

Lindo

10,53%

Positiva

Mobilidade ruim

8,03%

Negativa

Alegria

6,93%

Positiva

Luz

6,93%

Positiva

Amor

6,65%

Positiva

Sonho

5,82%

Positiva

Magia

4,16%

Positiva

Custo alto

3,88%

Negativa

Superou

3,60%

Positiva

Encantador

3,32%

Positiva

 

Apenas dois itens tiveram uma conotação negativa apontada pelos entrevistados. A mobilidade urbana ruim e o custo alto quando se referiam aos valores dos ingressos.

Já a decoração da cidade mereceu 98,2% de respostas positivas pelos entrevistados. A decoração foi uma das grandes preocupações da Gramadotur desde a elaboração do Projeto. “A cidade merecia algo muito bonito e conseguimos agradar a todos, visitantes e moradores, investimos recursos superiores ao ano anterior e o resultado foi muito satisfatório” disse o Presidente da Gramadotur, Edson Nespolo.

Mídias Sociais

Outro ponto destacado pelo Presidente foram as mídias sociais do Natal Luz. Nas páginas do facebook e Instagram do evento foram obtidos mais de 10 milhões de visualizações do conteúdo postado. O crescimento no período do evento junto ao facebook foi mais de 52,5% e no Instagram este percentual de aumento chegou a 73,5%, um recorde para o Natal Luz.

 

A palavra do Prefeito

O Prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, estava satisfeito com os números divulgados. “Gramado está orgulhoso destes resultados e podemos dizer que tudo isso é um encaminhamento para a excelência e com certeza resultará em dividendos para nossa cidade”, disse o Prefeito

Natal Luz 2020/2021

A 35ª edição do evento terá abertura em 22 de outubro e término em 10 de janeiro de 2021. O Presidente Edson Néspolo confirmou ainda que a gramadense Cláudia Casagrande estará novamente como Diretora de Decoração do evento, pelo terceiro ano consecutivo.

O 34º Natal Luz de Gramado foi apresentado pelo Bradesco e é uma realização da Gramadotur e promoção da Prefeitura de Gramado. O evento teve o patrocínio da Gramado Parks, Bauducco, Mastercard e Stemac Geradores. O copatrocínio é de Snowland, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, e Liquigás com apoio especial do Bier Park e CVC. O 34º Natal Luz tem o apoio de Gramado Thermas Resort, Chocolates Lugano, Gol, Stella Ideias Luminosas, Miolo Wine Group, Rasen Platz, Balas Florestal, Casa Leopoldo, Bouquet Garni, RGE – Rio Grande Energia, Coca Cola, Jasmin Tapetes, Adylnet, Connect City, UCS – Universidade de Caxias do Sul, Café 3 Corações e Rádio Antena 1. A Brocker Turismo é a Agência Oficial do Natal Luz de Gramado.

 

Fotos: Rafael Cavalli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido